Notícias

Sistema do Programa de Gestão da UFMA iniciará nova fase a partir do dia 5 de dezembro

publicado: 30/11/2022 11h40, última modificação: 30/11/2022 22h34
O novo sistema do PGD contará com novas funcionalidades, visando a uma melhor organização e à possibilidade para registrar feriados, férias e o cadastro mais facilitado de atestados médicos

Após seis meses da implantação, o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da Universidade Federal do Maranhão, executado no Sistema Programa de Gestão (SISGP), sairá da fase de ambientação e entrará em uma nova etapa, em que os dados passarão a ser encaminhados ao órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). O novo sistema de produção está disponível desde o dia 28 deste mês, para a fase de habilitação, portanto os planos de trabalho deverão entrar em execução neste novo sistema a partir do dia 5 de dezembro deste ano. Além disso, todos os servidores deverão entrar no sistema atual de ambientação e, por conseguinte, encerrar seu plano de trabalho com as atividades previstas até o dia 2 de dezembro.

O PGD é o instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade, podendo o servidor ou a servidora, a partir do aceite de sua unidade administrativa, aderir ou não ao programa. Cada programa tem um sistema próprio no qual o PGD é registrado e acompanhado pelo SISGP.

O novo sistema do PGD contará com novas funcionalidades, visando a uma melhor organização e à possibilidade para registrar feriados, férias e o cadastro mais faciltiado de atestados médicos. Para a melhor utilização do sistema, foi desenvolvido um manual de boas práticas, que ressalta maiores cuidados com utilização de prazos da gestão e dos planos de trabalho.

Esta nova fase ocorrerá por meio de um processo de transição do sistema de ambientação, para um novo sistema, que será criado com o banco de dados sem informações. A decisão foi tomada visando facilitar auditorias e prestação de conta que deverão ser realizadas pelo órgão central. O servidor participante só terá acesso ao novo sistema para registro de seu plano de trabalho se já houver aderido ao PGD, e a chefia imediata e o dirigente da unidade tiverem autorizado, via Sistema Integrado de Gestão de Recursos. 

Por: Juan Terra e Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: