Sinfra realiza manutenções no Restaurante Universitário e casas estudantis no Câmpus São Luís

publicado: 02/05/2024 09h35, última modificação: 02/05/2024 09h35
Iluminação da Cidade Universitária Dom Delgado também recebeu atenção

Com o objetivo de garantir à comunidade acadêmica espaços mais confortáveis e seguros, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) realizou uma série de manutenções preventivas e corretivas no Restaurante Universitário, nas residências estudantis, em São Luís, e de iluminação. As ações acontecem após o levantamento de necessidades coletados em visitas técnicas.

O superintendente da Sinfra, Guilherme Abreu, detalha as melhorias realizadas nas casas estudantis. “Foram feitas as manutenções preventivas e corretivas das instalações hidráulicas dos banheiros e cozinhas; repintura dos corredores, área de circulação e portas; manutenção do reservatório superior; substituição do revestimento cerâmico das cozinhas e manutenção geral da cobertura; manutenção elétrica; manutenção de aparelhos de ar condicionado e serviços de esgotamento de água, limpeza e higienização, instalação de clorador”, cita o superintendente.

No último mês, a Sinfra também realizou a substituição de 500 luminárias com lâmpadas de vapor metálico por luminárias com lâmpadas de LED, nos postes das principais avenidas da Cidade Universitária Dom Delgado, gerando mais economia, aumentando a durabilidade do sistema de iluminação e promovendo um ambiente mais sustentável.

No Restaurante Universitário, o hall de entrada; as áreas de higienização de bandejas 1, de higienização de carros térmicos, de produção e de resíduos sólidos sofreram intervenções estruturais para garantir a conservação da universidade, a logística e segurança, a gestão ambiental e a segurança do trabalho no espaço.

Confira os serviços executados:

Casa dos Estudantes

- Manutenção das instalações hidráulicas (substituição de pias, registros e chuveiros) dos banheiros e cozinhas;

- Repintura dos corredores e área de circulação;

- Repintura das portas;

- Manutenção do reservatório superior;

- Substituição do revestimento cerâmico das cozinhas;

- Manutenção geral da cobertura;

- Manutenção elétrica (troca de interruptores, tomadas e lâmpadas);

- Manutenção de aparelhos de ar condicionado;

- Serviços de esgotamento de água, limpeza e higienização, instalação de clorador, bem como reabastecimento do Reservatório da Casa dos Estudantes.

Manutenção Casa do Estudante e Restaurante Universitário

Restaurante Universitário

Hall de entrada:

- Substituição das tampas de caixas de passagem de ferro por tampas de concreto armadas pré-moldadas e com drenos;

- Repintura de corrimãos;

- Rejunte de azulejos.

Área de higienização de bandeijas 1:

- Manutenção de 2 (dois) exaustores;

- Manutenção em infiltrações e repintura do teto (laje de forro);

- Substituição do piso granilite (korodur);

- Substituição de revestimentos cerâmicos;

- Manutenção da estrutura e rejuntamento das bancadas.

Área de higienização de carros térmicos:

- Substituição de telas e de suas estruturas;

- Manutenção do portal de circulação;

- Substituição de bancada de alvenaria por bancada de aço inoxidável;

- Substituição de luminárias.

Área de produção:

- Substituição de telas danificadas;

- Manutenção da estrutura de concreto que apoia as bancadas;

- Substituição de revestimentos cerâmicos.

Área de resíduos sólidos:

- Manutenção do piso;

- Substituição do revestimento cerâmico.

No início do ano, os centros de ciências do interior receberam visitas técnicas para levantamento das demandas e necessidades e as manutenções foram iniciadas principalmente nos banheiros e coberturas.

Por: Ingrid Trindade