Sessenta alunos do CCBS colaram grau na noite de ontem, em cerimônia remota com transmissão pelo canal da UFMA no Youtube

publicado: 16/03/2021 20h15, última modificação: 18/03/2021 14h02

“No horizonte a despontar. A esperança a raiar. O esplendor e brilho magistral deste imenso patrimônio sem igual. Ensino, pesquisa, extensão. Universidade Federal do Maranhão”, esse é um trecho do hino da Universidade Federal do Maranhão, que entoou novamente, em mais uma cerimônia de colação de grau do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que foi realizada no formato on-line, na noite de ontem, pelo Google Meet e com transmissão pelo canal institucional da UFMA no Youtube. Ao todo, foram 60 alunos que receberam a outorga de grau, referente ao semestre 2020.1, dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, Medicina, Oceanografia, Nutrição, Farmácia, Medicina e Educação Física Bacharelado e Licenciatura.

Durante o seu discurso, o reitor Natalino Salgado frisou que os formandos dos cursos do CCBS, referente ao primeiro semestre 2020.1, saem desta solenidade engrandecidos, não só pelas amizades e experiências que conquistaram ao longo desta trajetória acadêmica, mas também pelo conhecimento adquirido, que ajuda a construir os pilares da Universidade.

“Somos privilegiados por participar desta cerimônia, mesmo no formato remoto, diante desse contexto epidêmico que vivenciamos atualmente, pois estamos bem e com saúde. Esse é um alerta de gratidão e humildade para aqueles que tiveram perdas e/ou que neste momento estão lutando por suas próprias vidas numa pandemia que se arrasta com grande sofrimento para a humanidade. Essa formatura é um privilégio para muitos e muitas maranhenses, em um país em que a educação não é para todos”, destacou.

A paraninfa oficial da solenidade, Adriana Lima dos Reis Costa, docente do curso de Medicina, discursou que a UFMA é uma instituição respeitada dentro e fora das fronteiras de nosso estado, e que a humanidade mais uma vez passa por momentos difíceis, modificando vidas e provocando a reflexão. “Minhas saudações aos pais e às mães, a familiares, amigos e amigas de nossos formandos, que são os pilares essenciais dessa conquista. Um grupo de homens e mulheres vocacionados está aqui na diversidade de seus saberes para retornar à sociedade, ao nosso querido povo brasileiro, os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Não pensem que a complexidade dos problemas que nos cercam possa tornar este momento menos especial. Este é um momento para revisitar as nossas certezas e desenvolver a empatia e a tolerância”, declarou.

A formanda Dayenne Regina Mota Ferreira, do curso de Nutrição, na função de oradora oficial e representando os formandos do 1º semestre de 2020 do CCBS, salientou que a vida é feita de momentos, momentos esses que, todavia, compõem a existência humana e que carregam significados e orientam ações e escolhas. “A data de hoje traz muitos dias de trabalhos e momentos, traz consigo o começo de uma jornada, iniciada muito antes do primeiro dia na Universidade, marcada por dias de luta, esforços e lágrimas. A palavra que resume a emoção de todos nós esta noite é celebração. Para vencer, é preciso estar preparado, e a UFMA nos proporcionou isso ao longo de nossa trajetória acadêmica”, finalizou.

Saiba mais

Também estiveram presentes na solenidade virtual de colação de grau o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Ensino (Proen), Isabel Ibarra Cabrera; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Walber Lins Pontes; a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Marília Cristine Valente Viana; o pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Silva Soares; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Josefa Bentivi Andrade; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; a superintendente do Hospital Universitário, Joice Santos Lages; e a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Rosane Nassar Meireles Guerra Libério.

Assista na íntegra a cerimônia de colação de grau do CCBS de 2020.1:

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque