Servidores do câmpus de Imperatriz organizaram confraternização natalina para os terceirizados das unidades Centro e Bom Jesus

publicado: 29/12/2021 12h54, última modificação: 29/12/2021 13h59
Servidores do câmpus de Imperatriz organizaram confraternização natalina para os colaboradores terceirizados das unidades Centro e Bom Jesus.jpg

Em média, 48 colaboradores terceirizados das unidades Centro e Bom Jesus foram beneficiados com a confraternização natalina organizada por uma equipe de servidores da Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Imperatriz. Coordenadores, professores e técnicos participaram com contribuições financeiras para custear os gastos do evento. Os valores arrecadados permitiram proporcionar aos terceirizados um café natalino, lembrancinhas para todos, além do sorteio de vários eletrodomésticos como liquidificador, espremedor de laranja, sanduicheira, ferro de passar, entre outros itens. Essa foi a primeira confraternização unificada para os colaboradores das duas unidades.

A coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Francineide Firmino, idealizadora da confraternização, conta que a primeira edição foi realizada em 2019 para os terceirizados da unidade Bom Jesus. Na época, ela se reuniu com professores, técnicos e representantes da Assistência Estudantil e apresentou a proposta de organizar uma comemoração natalina para os colaboradores terceirizados, pois a ideia já era um desejo antigo. “Decoramos o prédio do Bom Jesus todo artesanalmente. Houve a colaboração do corpo docente, discente, técnico e dos próprios terceirizados. Ficou tudo muito lindo, para um local que nunca teve nenhum pisca-pisca. Para comprar o lanche e as lembrancinhas de Natal, pedimos contribuição aos colegas mais próximos. Como as contribuições foram poucas, compramos alguns presentes para o sorteio. Como foi o primeiro, foi uma alegria muito grande de todos”, descreveu.

Para a segunda edição da confraternização natalina, o objetivo era incluir os colaboradores da unidade Centro, mas, infelizmente, a ideia não se concretizou. Francineide explica que, em novembro de 2020, durante uma reunião de conselho de centro, ela propôs aos coordenadores organizar a festividade aos terceirizados das duas unidades. Os colegas gostaram da ideia, porém não se mobilizaram para tornar o plano uma realidade. “Assim somente o corpo docente do Bom Jesus se organizou, contribuiu e realizamos somente para os terceirizados da nossa unidade. Dessa vez, todos ganharam um bom presente e muitas guloseimas. A confraternização foi realizada adotando todos os protocolos sanitários. Os terceirizados do câmpus centro ficaram sabendo do evento e ficaram tristes. Este ano, insisti novamente para que os terceirizados do centro fossem beneficiados, e deu certo”, revelou.

A confraternização ocorreu novamente nas dependências da unidade Bom Jesus. E, para que fosse possível a participação dos colaboradores da unidade Centro, o gestor da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Leonardo Hunaldo dos Santos, reservou o ônibus da Universidade para o deslocamento dos terceirizados. Além disso, o gestor se empenhou de forma significativa para conseguir as contribuições financeiras para que a confraternização acontecesse. Santos não mediu esforços para divulgar o anúncio virtual entre os servidores das duas unidades. Dessa forma, as doações se duplicaram e superaram as expectativas.

Uma das organizadoras da confraternização, professora do curso de Engenharia de Alimentos, Virlane Kelly Lima, destacou a relevância de realizar eventos como esse para os colaboradores terceirizados. “É um momento de descontração e confraternização que eles ficam supergratos, e nós também por podermos retribuir tudo o que eles fazem por nós o ano inteiro. Este ano, conseguimos abraçar a todos que são vinculados à Sinfra, à limpeza, segurança, ao setor administrativo, os motoristas, o jardineiro, os eletricistas, e foi muito bacana. Fizemos sorteio de prêmios com o valor extra que foi arrecadado nos últimos dias e pudemos comprar alguns eletrodomésticos”, ressaltou.

A auxiliar de serviços gerais Elisabeth Gomes Ferreira comentou a satisfação de participar pela terceira vez da confraternização natalina. “As minhas palavras são de gratidão, pelos professores, coordenadores, diretores e técnicos reconhecerem o nosso trabalho e acho que toda a nossa equipe de terceirizados. Esse já foi o terceiro ano que teve a confraternização, então, só tenho a agradecer a todos que contribuíram com a nossa festa natalina, que é maravilhosa, muito gratificante e de reconhecimento para todos. Eventos assim são importantes porque nos ajudam a trabalhar com mais ânimo, mais vontade e mais dedicação”, declarou.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Gomes