Servidores da Sinfra realizam visitas técnicas para conhecer ações de manejo de resíduos orgânicos

publicado: 28/05/2024 11h00, última modificação: 28/05/2024 11h01
As visitas devem contribuir para a construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFMA

Com o intuito de conhecer os trabalhos de manejo de resíduos orgânicos realizados em órgãos públicos, a Diretoria de Planejamento, Engenharia e Controle (Dipec), por meio da Divisão de Projetos e Sustentabilidade (Dipros), da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), realizou visitas técnicas ao Centro Ambiental da Ribeira, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras e Serviço Público (Semosp); à Superintendência de Produção Agropecuária e Pesca da Secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e à Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Segundo Jorge Antonio Carvalho, administrador e servidor da Dipec na área de Sustentabilidade, “essas visitas buscam conhecer experiências de outros órgão que já trabalham na Política de Gerenciamento dos seus Resíduos, ou seja, aplicando o que tá na Lei 12.305/2010 que tem como foco principal a sustentabilidade efetiva de uma necessidade vital, ordenada e planejada, que coloca a UFMA num patamar avançado, cumprindo uma agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Durante a visita ao Centro Ambiental da Ribeira, o servidores conheceram toda a cadeia de produção do adubo orgânico, que beneficia trabalhadores produtores agrícolas da zona rural de São Luís. Na Semapa, que administra e distribui o adubo orgânico, a equipe observou como é o acompanhamento dos produtores rurais selecionados na produção de alimentos e até comercialização do adubo.

Além dos órgãos municipais, a equipe da Dipros compartilhou experiências com a Comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Universidade Estadual do Maranhão (PGRS-UEMA), acerca de como está sendo desenvolvidos o PGRS de ambas universidades, suas fases, dificuldades e avanços no gerenciamento dos resíduos recicláveis, orgânicos, perigosos e comum, a luz da Lei 12.305/2010. Os servidores também conheceram o trabalho de compostagem realizado no espaço onde ocorre práticas de agronomia. A UEMA aproveita o seu resíduo orgânico gerado no Restaurante Universitário, transforma em adubo orgânico e utiliza na produção de mudas de plantas ornamentais.

Para diretor da Dipec, Paulo Estefan, essas visitas à Prefeitura (SEMAPA e SEMOSP) e UEMA para conhecer suas experiências na Política de Gerenciamento de Resíduos trazem múltiplos benefícios à Universidade. “Elas proporcionam conhecimento prático, promovem a sustentabilidade, asseguram o cumprimento da legislação e elevam o prestígio institucional, contribuindo para um futuro mais sustentável e responsável. Essas iniciativas são fundamentais para posicionar a UFMA como uma líder em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, beneficiando não só a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral”, declarou o diretor.

Parcerias institucionais

Durantes as visitas, foram iniciadas tratativas para futuras parcerias entre as instituições. Com a Semapa, vislumbra-se que a UFMA, como grande gerador de resíduos, possa disponibilizar seus resíduos orgânicos, gerados nos Restaurantes Universitários (RU), Colun e cantinas, ao Centro Ambiental da Ribeira para produção de adubos. A iniciativa, numa visão social, vai ajudar a ampliar a ação junto aos produtores rurais, bem como aplicar a adubagem no Campus, no serviço de Parques e Jardins, além do mais adquirir alimentos dessa produção saudável, nas refeições dos RU’s da UFMA, cumprindo o que designa a Lei n 11.326/2006, que obriga a aquisição de pelo menos 30% de gêneros alimentícios de produtores familiares.

Na UEMA, a parceria é no âmbito da construção de um ambiente favorável para que sejam implementadas ações de sustentabilidade e a possibilidade dos discentes de Engenharia Ambiental da UFMA terem a área de sustentabilidade na UEMA como campo de estágio. “A Comissão PGRS da Uema pretende cooperar com a UFMA na elaboração e implementação dos PGRS na UFMA. A cooperação apoia as instituições na execução de práticas sustentáveis junto às comunidades acadêmicas”, anunciou Ariadne Rocha, presidente da Comissão do PGRS, da UEMA.