publicado: 21/09/2022 17h43, última modificação: 05/10/2022 11h24
Serviço Escola de Psicologia é inaugurado para atender à comunidade interna e externa à UFMA.png

O reitor Natalino Salgado inaugurou, nesta quarta-feira, 21, o Serviço Escola de Psicologia (SEP) Professora Terezinha de Jesus Vieira da Silva Godinho, onde funcionava a antiga instalação da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (CASS), conhecido, anteriormente, como HUzinho, a fim de constituir um campo de estágio específico para os alunos do curso e ofertar serviços da área para a comunidade interna e externa à UFMA. A solenidade contou com a presença dos professores do curso de Psicologia, do diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Luciano Façanha, de estudantes, técnicos-administrativos, superintendentes e diretores de unidades administrativas da gestão.

Fruto de uma luta histórica do corpo docente da Universidade, na década de 90, o SEP é um espaço físico de apoio didático-científico, vinculado ao Departamento de Psicologia (Depsi) do Centro de Ciências Humanas (CCH). Para o reitor Natalino, o espaço é um marco significativo. “Estamos inaugurando um espaço muito bonito e decorado, onde vamos ter um atendimento humanizado às pessoas que estiverem precisando de atendimentos psicológicos, tendo em vista que mais da metade de cada população sofre de algum tipo de distúrbio mental”, comentou.

Segundo a chefe do Departamento de Psicologia, Nádia Prazeres Pinheiro Carozzo, o SEP funcionava somente em algumas salas do CCH, por meio do Núcleo de Psicologia Aplicada. “O SEP é uma ampliação e reestruturação do antigo NPA. Esse novo espaço possibilitará a oferta de uma variedade de serviços psicológicos à comunidade, garantindo a formação profissional, por meio de estágios, pesquisa e extensão, dos futuros psicólogos. Agora que recebemos o espaço físico, vamos organizar o fluxo de atendimento, que se iniciará pela divulgação e cadastro do público interessado, e em seguida, uma triagem para verificar a qual área da psicologia o usuário será encaminhado”, explicou.

Os serviços prestados serão divididos em avaliação psicológica; psicologia clínica; psicologia da saúde; psicologia escolar ou educacional; psicologia organizacional e do trabalho; e psicologia social e comunitária, conforme o perfil do profissional em psicologia, que obedecerá à regulamentação do Sistema dos Conselhos de Psicologia. “O Serviço Escola de Psicologia funcionará como um local onde os estudantes terão uma parte de sua prática de estágio e formação nas áreas da psicologia”, destacou o membro da Comissão de Gestão Transitória do SEP, professor do Depsi Jean Marlos Pinheiro Barbosa.

Para o diretor do CCH, professor Luciano da Silva Façanha, esses serviços são essenciais, uma vez que fortalecerão o desenvolvimento de atividades para a Universidade, no que tange ao ensino, à pesquisa e extensão. “O curso de Psicologia acaba articulando o progresso da Instituição, em junção com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia e, por meio disso, a comunidade acadêmica passa a ser beneficiada, colocando, em primeira mão, o ensino público federal de qualidade”, afirmou.

A discente do nono período do curso de Psicologia Bruna Sampaio, que atuará como estagiária na área de clínica terapia cognitiva comportamental, contou que ficou emocionada com a inauguração do espaço. “O novo espaço é um campo de que precisávamos com urgência, pois, por meio dele, poderemos ter experiências completas em saúde, sobretudo, atenção com os pacientes que vamos atender como futuros profissionais da área”, expressou com emoção.

Inauguração do Serviço Escola de Psicologia Profª Terezinha de Jesus Vieira da Silva Godinho 21-09-2022

Saiba +

A ludovicense Terezinha de Jesus Vieira da Silva Godinho, cujo nome intitula o espaço que funcionará como o Serviço Escola de Psicologia (SEP), era casada com o português naturalizado brasileiro Fernando Godinho. Formada em Filosofia, foi convidada para integrar a Universidade Federal do Maranhão. No entanto, com a Reforma Universitária de 1985, a nova concepção acadêmica foi estruturada em unidades compostas de Institutos. Assim, ela participou desse momento e fez parte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, constituído pelos Departamento de Psicologia (Depsi), Filosofia, Sociologia, Geografia e História.

Ela foi chefe do Depsi, primeiro por indicação; e, depois, concorrendo com outros professores do Departamento. Ela fez parte de diversas comissões que criaram o curso de Psicologia, em 1991. Sua aposentadoria ocorreu em 28 de maio de 1992 e faleceu em 20 de setembro de 2020.

Terezinha marcou o Depsi pelo carinho e pela atenção que dedicava a todos. Colaborou por mais de duas décadas com o Departamento, ministrando disciplinas para os mais diversos cursos da Universidade. Também participou do projeto de criação do curso de Psicologia da UFMA, o primeiro do Maranhão.

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras