Notícias
Serviço Escola de Psicologia abre inscrições para atendimento psicológico

O atendimento psicológico do Serviço Escola de Psicologia (Sep) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está com inscrições abertas para suporte voltado à saúde mental em adultos. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo link (clique aqui) ou de modo presencial no SEP.
O SEP tem o objetivo de oferecer campos de estágios, básico e específico, projetos de extensão e pesquisa do referido curso; proporcionar atendimento à população em vulnerabilidade social e divulgar a Psicologia como ciência e profissão no Maranhão e em âmbito nacional. Os atendimentos são realizados de forma presencial.
Para a psicóloga do SEP, Léa Netto Furtado, o acompanhamento psicológico tem um papel fundamental na Universidade. “É fundamental na promoção da saúde mental de discentes e demais atores da comunidade acadêmica. A vivência no contexto universitário pode ser marcada por pressões intensas quanto ao desempenho, sobrecarga de atividades, dificuldades de relações que, somados a questões pessoais e sociais, podem desencadear ou agravar sofrimento psíquico. O Serviço Escola de Psicologia atua como um espaço de escuta qualificada, acolhimento e acompanhamento clínico psicológico contribuindo também para enfrentamento dessas dificuldades da vida acadêmica”, expressa.
A iniciativa é disponibilizada à comunidade acadêmica e ao público em geral. Confira os requisitos para receber o atendimento:
- Residir em São Luís ou em municípios próximos à Ilha;
- Ter renda familiar bruta per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo;
- Apresentar comprovante do Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Estar na faixa etária acima de 18 anos (adultos);
- Não estar em atendimento psicológico.
Os atendimentos psicológicos são oferecidos por discentes dos últimos períodos do curso de Psicologia da UFMA e são supervisionados pelos docentes da área. Léa Furtado destaca o exercício do SEP na formação dos estudantes do curso. “O Serviço é um dispositivo importante para formação profissional dos discentes do curso de graduação, em que, em contextos reais de atendimento e intervenção psicológica, sob supervisão qualificada, poderão não apenas aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na prática, mas, sobretudo, desenvolver competência ética indissociável da técnica. Com o objetivo de articular ensino, pesquisa e extensão, contribui para a construção de uma prática qualificada comprometida com o social e a promoção da saúde mental da comunidade”, ressaltou.
Por: Aline Vitória
Revisão: Jáder Cavalcante