Seminário sobre robótica educacional ocorrerá na sexta-feira, 18, no auditório do prédio do BICT

publicado: 16/11/2022 13h04, última modificação: 18/11/2022 01h35

Você sabe o que é robótica educacional? A robótica educacional, também conhecida como robótica pedagógica, é uma ferramenta de aprendizagem para pesquisas, descobertas e construção de dispositivos controláveis por softwares e computadores, programados com base em modelos multidisciplinares, algo que poderá ser visto no Seminário Prêmio Seymour Papert: Paulo Freire de Robótica Educacional, que ocorrerá na sexta-feira, 18, no auditório do prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Engenharias, onde serão apresentados os projetos vencedores da premiação nacional “Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire”.

O Seminário é uma iniciativa da Universidade Federal do Maranhão, organizado pela Diretoria de Desenvolvimento de Ensino de Graduação (Dideg) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em parceria com a Federation of International Robosports Association/Capítulo Brasil (Fira); o Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas (Ciepp); o Centro Universitário Eniac; e a Robo City. Estudantes, professores, pesquisadores, inventores e pessoas interessadas poderão realizar suas inscrições até o dia do evento, de forma gratuita, via Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais.

A finalidade do Seminário é ostentar pesquisas e projetos que favorecem a disseminação da robótica no âmbito da educação, especialmente de escolas públicas e privadas da rede de educação básica. Na ocasião, estarão presentes professores e escolas de todas as regiões do Brasil, para receberem certificado de mérito. “O evento é pioneiro no Brasil ao reconhecer os esforços de docentes em implementar projetos de robótica educacional nas escolas, dando visibilidade às boas práticas de ensino que gerem impactos positivos na aprendizagem dos estudantes”, afirmou o diretor da Dideg, Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada.

Confira a programação completa:

14h – Abertura: Diretor da Dideg, Jhonatan Almada; Federation of International Robosports Association/Capítulo Brasil; e autoridades convidadas;

14h15 – Palestra de abertura: Professor da UFMA Paulo Ribeiro;

15h15 – Apresentação dos vídeos dos projetos vencedores do “Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire”.

15h30 – Painel “Experiências exitosas de Robótica Educacional”:  com a professora do Ciepp Janaína Fonseca, o professor da Fira Fábio Costa e o professor da Secretaria de Estado da Educação Dadson Leite;

16h – Espaço para diálogo;

16h30 – Entrega dos certificados do Prêmio;