Seminário sobre agroecologia será realizado nessa quarta, 25, no câmpus de Chapadinha

publicado: 23/05/2022 16h15, última modificação: 24/05/2022 07h51
Seminário sobre agroecologia será realizado nesta quarta, 25, no câmpus de Chapadinha.jpeg

Nesta quarta-feira, 25, com início às 17h, será realizado, no auditório do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), câmpus de Chapadinha, o “Seminário Agroecologia: alimento saudável”, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Agroecologia e Agricultura Familiar (Neaf), do curso de Agronomia. O evento faz parte de uma das atividades do projeto de extensão do Neaf,  financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O seminário será aberto ao público. As inscrições serão realizadas no local do evento, e haverá certificado com carga horária de 1h30.

O objetivo do seminário é divulgar a agroecologia como ciência visando desenvolver a agricultura sustentável, além de alertar à sociedade que boa parte dos alimentos, principalmente hortaliças, é produzida com agrotóxicos, os quais podem ocasionar danos à saúde dos consumidores e produtores. Por meio das palestras, pretende-se capacitar multiplicadores para que eles possam reproduzir as informações para a comunidade local.

De acordo com o coordenador do Neaf, James Ribeiro de Azevedo, o foco principal do evento é despertar a atenção dos participantes para a viabilidade de produção sem o uso de substâncias tóxicas. “O evento está aberto para o público em geral, mas nós estamos esperando também a presença de estudantes do ensino médio e da graduação, e desejamos que eles repassem os conhecimentos do seminário dentro das escolas estaduais de Chapadinha. Além disso, pretendemos convidá-los para a feira agroecológica, que será realizada no mês de julho, aqui na cidade”, declarou.

Programação

Haverá uma mesa de abertura com os parceiros do projeto: a UFMA de Chapadinha, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Casa Familiar Rural (CFR) de Chapadinha e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Chapadinha.

Em seguida, serão realizadas três palestras proferidas pelo engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), José Ivo Souza Cruz Júnior; pela química industrial e coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Ângela Cristina Almeida Rocha Silva, e pelo coordenador do Neaf e professor do curso de Agronomia, James Ribeiro de Azevedo.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Bruna Castro