Seminário do Projeto de Revitalização da Uniti aborda o envelhecimento e as questões de inclusão social do idoso na contemporaneidade; confira a transmissão completa

publicado: 15/09/2021 18h41, última modificação: 15/09/2021 21h06

A Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) da UFMA, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), deu continuidade aos seminários do Projeto de Revitalização da Uniti no dia 10 de setembro, com a palestra “Envelhecimento e Contemporaneidade: questões de inclusão social do idoso”. A aula foi comandada pelo advogado Carlos Antonio Sousa e tratou da inserção da pessoa idosa em uma sociedade moderna e em mudança constante, e a importância do idoso como indivíduo ativo, ainda que no processo de envelhecimento. A atividade foi transmitida por meio do Canal Institucional da UFMA no Youtube.

O palestrante abordou aspectos históricos, culturais e linguísticos da noção de envelhecimento. Segundo ele, o “velho” é um termo válido, mas culturalmente atrelado a coisas ruins ou menos capazes, e a existência do idoso como indivíduo capaz de adaptação e crescimento tem que ser relevada dentro desses preconceitos. “É necessário que se esteja em um processo de envelhecimento na mesma fase de estar inserido nos tempos contemporâneos, porque o tempo não parou. Vamos aprendendo as coisas e seguindo em frente”, contou Carlos Antonio.

O projeto de revitalização da Uniti tem a finalidade de incitar reflexão sobre o bem-estar físico e psicológico do idoso em tempos em que as medidas de distanciamento social, embora necessárias, trazem impactos negativos na vida das pessoas idosas, que passam a ter um convívio ainda mais limitado. Os seminários fazem parte da agenda de sete palestras sob o recorte do tema, que serão realizadas até dezembro deste ano.

Confira a transmissão completa:

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque