Notícias

Seminário Ciência Cine Guarnicê será iniciado nessa terça-feira, 27, com a palestra “O valor da memória para o audiovisual”

publicado: 26/09/2022 10h57, última modificação: 26/09/2022 21h10

A programação do Festival Guarnicê de Cinema, iniciado na sexta-feira, 23, conta também com as conferências de abordagem científica sobre cinema no Seminário Ciência Cine Guarnicê, cuja abertura, de tema “O valor da memória para o audiovisual”, ocorrerá nessa terça-feira, 27 de setembro, às 10h, no Palácio Cristo Rei, Centro de São Luís, com transmissão ao vivo no Youtube. Para os participantes do evento, será disponibilizado certificado de 40 horas, e as inscrições para ouvintes vão até hoje, 26, via formulário on-line.

A abertura do Seminário será ministrada pela professora doutora em Ciências Sociais e docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Milene de Cássia, com mediação do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos. De acordo com Milene, a palestra traz em questão o vínculo que o passado pode ter com o presente. “A relação entre memória e cinema diz respeito à maneira como certas trajetórias do passado inspiram percursos no presente, mesmo que sejam vivências distintas no âmbito do cinema, em lugares distantes e contextos culturais específicos”, comentou.

Esta é a segunda edição do evento para a docente, que frisou que o Festival será fundamental para a produção cinematográfica e audiovisual ao longo do tempo. “Penso que essa iniciativa do Seminário, que está em seu segundo ano de existência, terá vida longa, uma vez que se testemunha importante crescimento da produção do conhecimento nos âmbitos do cinema e do audiovisual em diversas instituições acadêmicas do país”, destacou.

Saiba mais

O Seminário Ciência Cine Guarnicê tem o intuito de trazer para o Guarnicê a discussão em torno do cinema e audiovisual, principalmente em termos de técnica, linguagem e história-memória. O seminário contará também com apresentações de trabalhos em três grupos de trabalho: “Cinema e memória”, “Cinema e técnica” e “Cinema e história”. A programação do Festival Guarnicê de Cinema vai até o dia 30 de setembro.

Confira a programação do Seminário:

Dia 27

10h às 12h – Conferência de Abertura: ”O valor da memória para o audiovisual”, com Milene de Cassia Silveira Gusmão e mediação de Marcos Fábio Belo Matos

14h às 18h – Grupo de trabalho (GT) 1: Cinema e Memória

Dia 28

9h às 10h – Conferência ”Produção executiva para cinema” com Sheury Manu e mediação de Marla Silveira

10h15min – Roda de Conversa: As Experiências do Audiovisual Maranhense. Com Francisco Colombo, Murilo Santos e Milena Carvalho.

14 às 18h – GT 2: Cinema e Técnica

Dia 29

10 às 12h – Conferência de Encerramento: “Panorama do audiovisual em Portugal”, com Antonio Valente e mediação de Marcus Túlio Borowiski Lavarda

14 às 18h – GT 3: Cinema e História.

 

Por: Natália Paulo

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: