Notícias

Seminário Caminhos da Boiada ocorre nesta terça-feira, 5, na Fábrica Santa Amélia

publicado: 04/09/2023 13h25, última modificação: 04/09/2023 15h09
Apresentação de mapa atualizado, website, lançamento do app do projeto e oficina de gerenciamento de redes sociais são as atividades previstas
Seminário Caminhos da Boiada ocorre nesta terça-feira, 5, na Fábrica Santa Amélia

Na manhã dessa terça-feira, 5, será lançado, como parte da programação do Mobiliza SLZ, Seminário sobre a versão atualizada do mapa e do website do Caminhos da Boiada, contando com cerca de cem grupos mapeados, em uma experiência interativa, com vídeos, imagens, localizações e contatos. O encontro será sediado na Fábrica Santa Amélia, próximo à Fonte das Pedras, no centro da cidade de São Luís.

Desenvolvido no ano de 2020, o projeto de pesquisa “Caminhos da Boiada” busca mapear e ampliar as rotas percorridas pelos grupos de Bumba Meu Boi do Maranhão, a fim de que a população do estado seja capaz de reconhecer e identificar terreiros. 

Além das novidades previstas, também haverá o lançamento do aplicativo para celular referente ao projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em perspectiva ampliada, reconhecendo a importância da propagação das manifestações artísticas desenvolvidas no Maranhão, uma oficina será ministrada a fim de orientar acerca do uso e gerenciamento das redes sociais, como o Instagram, como meio de divulgação e registro das práticas culturais.

Veja abaixo a programação completa do evento:

8h – 9h15: Apresentação do Projeto Caminhos da Boiada e lançamento do mapa impresso atualizado e website;

9h15 – 10h: Orientações sobre o turismo de experiência;

10h – 10h15: Intervalo/coffee break;

10h30 – 11h: Validação e assinatura da Carta de Necessidades dos grupos culturais de Bumba Meu Boi (BMB);

11h – 12h: Oficina para uso do Instagram.

Saiba Mais:

A origem do nome “Caminhos da Boiada” se refere a uma rua do Centro da cidade, atualmente denominada Rua Manuel Jansen Ferreira, por ser parte da rota feita pelo gado no início do século XX. Naquela época, as manifestações do BMB eram perseguidas por causa da cultura escravista e preconceituosa que proibia as festividades de povos negros.

Por: Júlio César

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: