Seminário “Psicologia Face às Emergências Subjetivas nos Contextos de Saúde” destacou conceitos sobre urgências e emergências subjetivas, com o professor e psiquiatra Alfredo Simonetti

publicado: 07/12/2021 17h57, última modificação: 09/12/2021 23h43
1 | 2
2 | 2

Na sexta-feira, 3, foi realizado o seminário “Psicologia Face às Emergências Subjetivas nos Contextos de Saúde” (Psifescs), promovido pelo Hospital Universitário da UFMA junto com a Universidade Federal do Maranhão. O evento contou, na mesa de abertura, com vários profissionais da área, entre eles o psiquiatra e professor Alfredo Simonetti.

No seminário, ele abordou os conceitos e diferenças entre urgência e emergência na medicina e a urgência e emergência subjetiva, ou seja, na psicologia. “Eu acho que esse é um cuidado nosso, da psicologia hospitalar, que estudamos um saber um tanto quanto diferente, entrando na cena hospitalar, onde domina um saber biológico”, acrescentou Simonetti.

De acordo com o psiquiatra, no hospital, a urgência e emergência está relacionada ao atendimento imediato. “Na medicina o conceito de urgência e emergência está ligado a algo que brota, que emerge, e a algo que pede uma intervenção imediata, porque a vida está em risco”, apontou. Já para a subjetividade, os conceitos estão relacionados com a emergência de um sofrimento psíquico, mas que o paciente receberá primeiramente o atendimento clínico ao entrar no hospital, conforme explanou.

Simonetti utilizou os conceitos de trauma de Sigmund Freud para esclarecer a emergência subjetiva, em que a emergência acontece pelo excesso de carga no aparelho psíquico. Ele minuciou que este aparelho surgiu na evolução dos animais para dar conta do excesso de energia.

O trauma físico, segundo suas explicações, não deve ser confundido com trauma psíquico, em que o aparelho trava e faz com que as pessoas não consigam falar, pensar e raciocinar. “Então a emergência psíquica, pegando pelo viés freudiano, é o momento que o aparelho psíquico é tão carregado de emoções que ele trava”, lecionou.

Assista ao seminário completo pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Por: Andréia Cabral

Produção: Marcos Paulo Albuquerque