Notícias

SEMIC: Estudante de História apresenta trabalho sobre a vida dos povos das palafitas em crônicas maranhenses

publicado: 14/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

 

SÃO LUÍS – “A vida dos povos das palafitas nas crônicas do Maranhão”. Esse foi o título do trabalho da estudante de História Marilene da Silva Banhos, bolsista do Pibic, abordado na categoria apresentação assíncrona, durante a 32ª edição do Seminário de Iniciação Científica e a 12ª do Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação da UFMA. A apresentação do trabalho está disponível no canal da Ageufma no YouTube.

A proposta da pesquisa foi reunir dados sobre as populações que viveram nas palafitas, em meio a rios e lagos, nos períodos pré-colonial e colonial, bem como compreender o modo de vida da população palafítica das estearias maranhenses e os motivos que levavam esses povos a habitar essas regiões.

A pesquisa, orientada pelo professor Alexandre Guida Navarro, docente do Programa de Pós-Graduação em História Social e do departamento de História da UFMA, observou ainda a relação com o método de vivência dos indígenas no Maranhão nos séculos XVII e XVIII, com os povos amazônicos que viviam em áreas alagadiças no século XIX.

Em seu estudo, Marilene levou em consideração as crônicas coloniais escritas por padres que vivenciaram a situação, quando vieram ao estado catequizar os povos indígenas, por volta dos séculos XVII e XVIII, e também com base no livro de viajantes, no século XIX, que relatavam as suas explorações durante as expedições.

O Semic-Semiti teve início nesta segunda-feira, 14, e vai até o dia 16, em plataforma virtual, com transmissão pelo canal da Ageufma no YouTube. O evento contará com a divulgação de mais de 800 trabalhos de estudantes da UFMA e de ensino médio que ingressaram na carreira científica, tecnológica e de inovação desde a graduação.

Para mais informações, acesse o site da UFMA ou portal da Ageufma. Em caso de dúvida, entre em contato com os organizadores, enviando um e-mail para ageufmacomunica@ufma.br ou ageufma.cicp@ufma.br.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: YouTube Ageufma
Texto: Kaio Lima
Última alteração em: 16/12/2020 12:45