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SEMIC: Desenvolvimento de Crianças com Deficiência Intelectual é estudo de aluna PIBIC

publicado: 16/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

 

SÃO LUÍS - A estudante Michele Maria de Oliveira, voluntária Pibic e discente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, realiza a pesquisa “Identificação de Habilidades Crescentes no Desenvolvimento de Crianças com Deficiência Intelectual de Duas Creches Públicas de São Luís-MA”, orientada pela professora Lívia da Conceição Costa Zaqueu, do Departamento de Educação Física.

O objetivo principal da pesquisa é identificar, em duas creches públicas do município de São Luís, habilidades crescentes em nove áreas chave do desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual (DI): postura passiva; postura ativa; locomotor; manipulativo; visual; audição e linguagem; fala e linguagem; social interativo; e autocuidado social.

O estudo, realizado com nove crianças com DI da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho e seis crianças com DI da Creche Escola Monsenhor Frederico Chaves, foi dividido em três etapas: 1) aplicação de instrumento e identificação das habilidades crescentes; 2) execução destinada à realização das intervenções; 3) análise e interpretação dos instrumentos e intervenções e a produção do caderno de orientações para pais e professores.

A principal motivação para a realização desse trabalho, de acordo com a autora, foi a certeza de que, por meio de seu envolvimento na iniciação científica, conseguiria agregar à sua formação acadêmica conhecimentos e experiências que vão além dos muros da Universidade. Além disso, esses são seus primeiros passos na cientificidade, caminho que ela pretende seguir.

No estudo, Michele aponta que a Deficiência Intelectual pode se agravar em diferentes etapas do desenvolvimento humano, como fases pré-natal, perinatal e pós-natal, podendo derivar de doenças, entre elas a rubéola, sífilis, infecções maternas e doenças cardíacas, fruto de uso de substâncias como álcool, nicotina e cocaína, além de outras condições como complicações no parto e distúrbios cromossômicos que levam ao surgimento de síndromes.

Michele comentou ainda seus objetivos para esse trabalho: “Estabelecer parâmetros científicos sobre a intervenção precoce na infância, principalmente de crianças com Deficiência Intelectual, além de um suporte para as famílias e os professores dessas crianças por meio de um livro que vamos organizar de acordo com as análises e os resultados da pesquisa”.

Assista à apresentação no canal da Ageufma no Youtube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Kaio Lima
Última alteração em: 16/12/2020 12:43