Notícias

Semana do Servidor: torneio de futsal e prestação de serviços de saúde e bem-estar marcam programação

publicado: 01/11/2024 12h52, última modificação: 01/11/2024 14h48
Semana do Servidor: torneio de futsal e prestação de serviços de saúde e bem-estar marcam programação

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) encerrou a programação da Semana do Servidor nesta sexta-feira, com a final do II Torneio de Futsal para servidores, colaboradores e terceirizados da UFMA, além da prestação de atendimento odontológico, oferecido pelo Departamento de Odontologia da UFMA. A Semana do Servidor tem o objetivo de proporcionar variadas atividades que são fundamentais para a saúde mental e física dos trabalhadores da Universidade.

Nesse sentido, os atendimentos de odontologia garantem o acesso aos cuidados com a saúde bucal. Cadidja do Carmo, coordenadora de estágio do curso de Odontologia, ressalta a importância dessas ações para a valorização dos servidores e o incentivo do aprendizado dos estudantes.

“A Semana do Servidor UFMA é muito importante para que a gente garanta alguns serviços e atendimentos ao servidor que está compondo a Universidade, trabalhando semana a semana e que merece essa atenção no seu dia, no dia do servidor, e é muito satisfatório para a gente, que faz o curso de odontologia, poder proporcionar esse atendimento diferenciado aos servidores que são e que compõem a nossa Universidade e que têm direito aos serviços que são ofertados aqui dentro da nossa casa”, compartilhou.

A estudante de odontologia Beatriz Almeida Dutra, relata a sua experiência e a vivência em uma atividade que proporciona a prática dos conhecimentos adquiridos no curso. “Eu acho que esses momentos de atendimento são muito importantes para a nossa vida acadêmica, porque a gente trabalha muito na prática. Então, é sempre muito enriquecedor, a gente conhece várias pessoas de várias realidades, das mais diversas áreas de São Luís, e a gente sempre aprende muito com elas. É a possibilidade de a gente dar um atendimento para elas, para muitas delas, às vezes, que não têm esse acesso, e que buscam a UFMA com a esperança de conseguir fazer esse atendimento, de realizar o tratamento para sua necessidade, mas também de aprender, de lidar com novas pessoas, de entender as situações de cada uma”, contou.

Na organização, estiveram envolvidos 71 alunos e 10 docentes. Raquel Gonçalves Dantas, técnica administrativa da UFMA, destaca a eficácia dos serviços promovidos pelos estudantes que são orientados pelos professores.

“Então, quando você usa esse conhecimento, que todos os departamentos estão desenvolvendo dentro das suas áreas, para atender à própria comunidade interna, é um ganho enorme, não só na qualidade do cuidado com os servidores, como também para incentivar e dar oportunidade para esses estudantes aprenderem e colocarem na prática o que eles estão vivenciando em sala de aula. Então, assim, eu tive uma experiência muito positiva. Achei que as estudantes que me atenderam foram superatenciosas, elas estão preocupadas em ouvir um pouco do seu histórico antes de sair, diagnosticando ou passando algum tratamento”, citou.

Torneio de Futsal 

Segundo o organizador do II Torneio de Futsal, Mauro Muniz de Oliveira, chefe do Serviço de Segurança de Trabalho e Saúde, setor responsável pela parte esportiva da Semana, informou que essa atividade proporciona não apenas a diversão, mas favorece a saúde dos envolvidos. “Há muitos anos, a gente faz a Semana do Servidor, ela tem momentos culturais, tem a feira do servidor. Ano passado e este ano, resolvemos incluir a questão da esportiva, então é a segunda edição do Torneio de Futsal. Um momento de descontração, tem a ver também com a saúde do servidor, incluí-lo no esporte, fazer uma atividade física e a gente pretende a cada ano melhorar a competição”, afirmou.

Valdenir Maranhão Pereira, assistente administrativo da UFMA e jogador do time "Os Amigos da Sinfra", comenta como está a expectativa para a competição e a sua experiência de vivenciar com os colegas de trabalho um momento de grande alegria. “Ano passado, foi o primeiro que teve, foi uma experiência muito boa. A nossa equipe conseguiu sair campeã. E este ano o time está mais forte. A gente está em busca do título novamente. O time está bem, continua o mesmo pessoal. E a gente continua em busca desse título”, expressou.

Joserlan Costa Pereira, motorista da UFMA, pontua sua participação no torneio e parabeniza a organização do evento. “É claro que a gente quer a vitória, mas a participação também é muito importante. É uma atividade física que todos nós fazemos, por exemplo, eu já estou há vinte anos sem jogar em quadra. Jogo em campo, geralmente, mas é como eu digo: a atividade física é sempre importante. Teve gente que nunca nem jogou e tá aqui hoje por causa disso. Então, a organização tá todo mundo de parabéns com relação a isso, porque conseguiram trazer pessoas que nunca tocaram em bola, se vestir para entrar na quadra, brincar um pouquinho, interagir e sorrir. Isso é importante”, manifestou.  

O último dia da Semana do Servidor foi marcado pela final do torneio de futsal dos servidores, com um jogo acirrado entre as equipes os amigos da Sinfra, representando a Superintendência de Infraestrutura da Universidade, e a empresa terceirizada Global, com a segunda levando o primeiro lugar. Além disso, a premiação contou com medalhas para o goleiro menos vazado e para o artilheiro da competição.

Saldo positivo

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Carla Arruda, faz um balanço positivo da Semana do Servidor na UFMA. "Hoje, a gente encerra a Semana do Servidor. Foi uma semana muito legal, foi um saldo positivo, a gente teve a abertura, no dia 29, com a apresentação de teatro e música; no dia 30, a gente teve também as ações de saúde, com a medição de glicemia, aferição de pressão, vacinação e atendimento odontológico, em parceria com o Departamento de Odontologia aqui da UFMA. E, aqui, hoje a gente tá encerrando com o Torneio de Futsal, então, foi um saldo muito positivo. Fora as ações que também foram realizadas no continente, os diretores, em parceria aqui com a Progep, também fizeram ações, nos câmpus do interior", concluiu a pró-reitora. 

Por: Aline Vitória e Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade e Pedro Correa

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: