Semana de Acolhimento do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia recepciona calouros no prédio do BICT

publicado: 27/03/2023 13h10, última modificação: 28/03/2023 09h46

Foi realizado, na manhã desta segunda-feira, 27, no Prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), a abertura da Semana de Acolhimento do curso. A recepção, organizada pelo Centro Acadêmico de BICT, visa situar os novos estudantes não só no Bacharelado, mas também nas engenharias subsequentes no segundo ciclo da formação.

A palestra de abertura, realizada pelo professor Ricardo Luvizotto Santos, lotado na Coordenação do Curso de Ciência e Tecnologia (CCCT), apresentou aos calouros a coordenação do curso e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCam), do qual é subcoordenador.

Julia Cruz Castro, vice-presidente do centro acadêmico, explica que, como de costume, a Semana de Acolhimento, realizada na segunda semana de aula, tem o objetivo de apresentar aos calouros a UFMA e o curso, uma vez que, segundo ela, alguns calouros ingressam na universidade com uma engenharia em mente, porém outros ainda não sabem por qual optar. “Dessa forma, os alunos poderão sair dessas palestras sabendo exatamente sobre o que é o curso, suas possibilidades e o que podem vir a fazer no futuro”, ressalta.

Para o diretor do prédio do BICT, professor Marcos Aurélio Araújo, a semana de acolhimento é fundamental para o primeiro contato dos alunos com a instituição. "Nesse momento tem-se a possibilidade de apresentar aos ingressantes informações que contribuirão para sua vivência acadêmica. O acolhimento proporciona o acesso a um primeiro contato com o coordenador do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, o melhor entendimento sobre a estrutura acadêmica do curso e demais serviços prestados pela Universidade. Os alunos  têm ainda a oportunidade de conhecer as propostas pedagógicas das engenharias de 2 ciclos: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Aeroespacial, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Transportes.

Segundo o coordenador do BICT, professor Igo Tôrres, a Semana de Acolhimento é uma atividade de extrema importância, pois é o primeiro contato que o estudante tem com o ambiente acadêmico. "Apresentamos a proposta do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, bem como informações que orientarão o estudante dentro da instituição. Apresentamos, também, as engenharias de segundo ciclo da UFMA e as oportunidades que esses cursos possibilitam aos futuros egressos, a partir de uma proposta curricular diferenciada. A programação conta com uma série de atividades que incluem palestras, minicursos e visita à espaços da Universidade", destacou

A programação seguirá até a sexta-feira, no período da manhã e da noite, apresentando as engenharias lecionadas na Universidade. Durante a tarde, serão ministrados minicursos, como de Autocad, SketchUp e robótica, além de visitas técnicas, como ao Planetário, a ser realizada na quarta-feira, 29. A programação completa está disponível no Instagram do Centro.

Veja as fotos da abertura da Semana de Acolhimento do BICT:

Acolhida dos Calouros de BICT - 27-03-2023

Por: Juan Terra