Semana da Enfermagem do HU-UFMA é marcada por muitos relatos, aprendizados e homenagens

publicado: 27/05/2021 12h43, última modificação: 27/05/2021 17h47

A Semana de Enfermagem do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh) foi um sucesso e conseguiu, com o seu formato on-line, obter quase 2.000 acessos às palestras, ministradas entre os dias 12 e 20 de maio em turnos diferenciados para alcançar o maior número de profissionais. Entre os palestrantes, profissionais renomados não só do HU-UFMA, mas também da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

O tema central da Semana foi “As múltiplas faces da enfermagem no contexto de crise”. Ela é de iniciativa da Divisão de Enfermagem e iniciou-se no dia 12, homenageando o Dia do Enfermeiro, estendendo-se até o dia 20 de maio, data escolhida para celebrar o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. O evento trouxe uma reflexão sobre todo o processo vivido pela enfermagem durante a pandemia.

Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro em sua complexidade e suas escolhas, sendo fundamental a discussão sobre a enfermagem e seu aprimoramento para um cuidado cada vez melhor.

Foi uma semana intensa de muitos relatos, aprendizados e homenagens. Entre os inúmeros elogios recebidos durante as palestras, houve o de Jeise Rodrigues, que parabenizou com a seguinte frase: “Que exemplos tivemos nessa semana, obrigada a cada um, eu aprendi muito. Vocês são show.”.

“Semana de Enfermagem maravilhosa. Que eu me lembre, foi nossa melhor semana.” pontuou a enfermeira e chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Teresa Rachel.

“Excelentes palestrantes. Obrigada a nossa coordenadora Frankcelina e a toda organização, pela inclusão dos técnicos na semana da enfermagem.” afirmou Aurilene D.

A chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFMA, Frankcelina de Sousa Lima, agradeceu a participação de todos e a disponibilidade dos palestrantes “Estamos muito felizes com o sucesso dessa Semana, que foi pensada com muito carinho. Pensamos no formato virtual pelo momento que estamos vivendo, mas também foi de grande oportunidade para alcançarmos um número bem maior de profissionais da categoria. Agradecemos o empenho de cada um que contribuiu com a realização desse momento ímpar e também de todos que prestigiaram.”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, reforçou a importância da categoria para a instituição e da alegria em poder celebrar as conquistas até aqui alcançadas: “Orgulho-me muito dessa profissão. Nós somos muitos, somos muitos no Hospital Universitário, somos muitos no Maranhão, somos muitos no Brasil, somos muitos no mundo. Fazer a enfermagem para mim é sacerdócio. Temos um compromisso com a vida. E muitos são os nossos exemplos. Essa semana foi de grande relevância para mostrar um pouco do que a enfermagem proporciona no cuidado com a paciente em todos os aspectos e quanto se tem evoluído na arte do cuidar."

Publicado originalmente em 24/05/21, no site do HU-UFMA.

Por: Danielle Morais/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário