Semana da Acolhida da UFMA marca o início das aulas do primeiro semestre de 2024

publicado: 08/03/2024 18h39, última modificação: 12/03/2024 15h27

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizará, a partir do dia 11 de março, a tradicional Semana da Acolhida em todos os seus câmpus, oferecendo uma programação diversificada para dar as boas-vindas aos calouros e veteranos. As atividades incluem eventos culturais, rodas de conversa, orientações aos estudantes, oficinas e apresentações das estruturas e auxílios estudantis.

Programação nos câmpus

No Câmpus São Luís, a programação terá início no dia 11 e se dividirá entre os diferentes centros, como o Centro de Ciências Humanas (CCH), Centro de Ciências Sociais (CCSo), Centro de Ciência e Tecnologia (CCET) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). As atividades incluem campanhas voltadas para animais, com vacinação, vermifugação e castração, oficinas de ABNT, rodas de conversa, entre outras.

Ainda em São Luís, em parceria com o Hemomar, nos dias 19, 20 e 21, ocorre a campanha "Amigo Sangue Bom" de doação de sangue e cadastro de interessados para doação de medula óssea. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnicos-administrativos e terceirizados) sobre a importância da doação de sangue e medula óssea.

Centro de Ciências de Balsas (CCBL) também inicia sua programação no dia 11, apresentando cursos, promovendo palestras, dinâmicas e visitas aos prédios.

Já no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), as atividades começam em 18 de março, em duas unidades — Prof. José Batista e Bom Jesus  com uma programação que contém acolhida cultural, aula magna sobre desafios da vida universitária, bem como a apresentação de auxílios estudantis e núcleos do centro.

No Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), a programação tem início no dia 11, com uma mesa de abertura, seguida por rodas de conversa, vivências na UFMA, oficinas sobre o uso de sistemas institucionais, entre outros.

Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh) realizará sua programação nos dias 14 e 15 de março, com apresentações de representantes estudantis, psicólogos, secretários, direção e coordenações do centro.

No Centro de Ciências de Grajaú (CCGR), as atividades de acolhida começam no dia 11 com uma ação de recolhimento de roupas para doação. Haverá uma mesa de solenidade de abertura de boas-vindas com todo o corpo acadêmico e técnico do centro, além de uma aula inaugural com o tema "Engenharia Geológica: Conhecendo a profissão e as potencialidades do Maranhão!". A programação inclui ainda ações de plantio de mudas para arborização do câmpus e palestras sobre saúde mental na Universidade.

O Centro de Ciências de Bacabal (CCBA) também inicia sua programação no dia 11, com mesas de apresentação das atividades, acolhida geral, conversas sobre direitos e deveres dos acadêmicos e atividades específicas para cada curso.

No Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi), está prevista uma dinâmica sobre expectativas e temores da vida universitária no dia 11.

As atividades do Centro de Ciências de Codó (CCCO) serão coordenadas pelos responsáveis de cada curso.

Acolhida da Gestão Superior

Dentro desse escopo de atividades realizadas em todos os câmpus da UFMA, a Gestão Superior realizará a abertura oficial da acolhida no dia 18 de março, na Cidade Universitária, em São Luís, e transmitirá ao vivo para todos os demais centros. O reitor da universidade fará a acolhida oficial no Auditório Central do Câmpus São Luís às 9h da manhã, seguida por uma programação que contará com atividades de relaxamento, palestras sobre a importância do Ensino Superior no empreendedorismo e atividades culturais.

Confira:

Documentos importantes

A Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Organização Acadêmica, oferece à comunidade acadêmica um guia, com o objetivo de orientar os discentes da Universidade Federal do Maranhão na execução de procedimentos desenvolvidos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA.

Para conhecer o essencial da estrutura da Universidade e dos serviços que ela oferece, a Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino de Graduação (DIDEG), disponibiliza do Guia do Estudante, que proporciona aos discentes um melhor aproveitamento da experiência de cursar o ensino superior na UFMA.

Por: DCom

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents