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Seis discentes de Codó estagiaram na Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Procad–Amazônica

publicado: 09/01/2023 12h24, última modificação: 10/01/2023 15h07

Seis discentes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (GPECN), do Centro de Ciências de Codó (CCCo), estagiaram, durante o segundo semestre de 2022, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do projeto “Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: Uma cooperação entre UFMA-UFAM-UFSC”, do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional na Amazônia (Procad-Amazônica).

O GPECN é um grupo de pesquisa criado em 2012, com sede no Câmpus Codó, que tem por objetivo desenvolver atividades na área de ensino das ciências naturais. O grupo contribui na formação de estudantes dos cursos de Ciências Naturais – Biologia e Ciências Naturais – Química, tanto na graduação como na pós-graduação, tratando de questões dentro das linhas de pesquisa em formação de professores, avaliação da aprendizagem de ciências, currículo e história das disciplinas de ciências, educação ambiental, e outras.

No estágio, foram selecionadas as mestrandas Camila Carneiro da Silva e Elrilene da Cruz Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM), e os discentes Agda Teixeira Sousa, Camila Madeira Sousa, Jhony de Sousa Fernandes e Maylton Sousa Alencar, todos do curso de Ciências Naturais – Biologia.

A mestranda Camilla Carneiro afirmou a importância da oportunidade proporcionada pela UFMA de estagiar na Universidade Federal de Santa Catarina e falou sobre a troca de conhecimento, significativa para sua carreira acadêmica e profissional, em sua visão. “Acredito que o fato de eu ter conseguido ir para a UFSC realizar esse estágio mostrou quanto o PPECEM e os professores estão comprometidos com o desenvolvimento profissional de seus discentes”, comentou. Ela também disse que teve contato com o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (Ghemat-SC), além de ter aproveitado ao máximo os espaços que a universidade catarinense lhe proporcionou.

Segundo o discente Maylton Alencar, a vontade de interagir com outros pesquisadores, poder vivenciar diferentes espaços acadêmicos e conhecer mais sobre o que a UFSC desenvolve na área das ciências naturais foi o que impulsionou na sua decisão de aceitar o estágio. “A oportunidade de estagiar na UFSC foi muito importante para minha vida acadêmica, participei de sessões de estudo e de seminários, e realizei pesquisas bibliográficas que serão úteis para o meu Trabalho de Conclusão do Curso, sugeridas pelo meu supervisor local, a quem tenho muito gratidão de ter me acolhido”, revelou.

A coordenadora do GPECN e professora do PPECEM, Clara Marques, falou que, para os alunos do grupo de pesquisa, a experiência foi marcante, pois ocorreram novas formas de interação entre eles e pesquisadores dos outros grupos de pesquisa, além de surgirem novas perspectivas para os discentes em formação, quando perceberam riqueza científica e cultural da área de ensino.    

Saiba mais

O Procad-Amazônica tem o objetivo de apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa em instituições distintas, que aprimorem a formação em pós-graduação com vista à melhoria das notas dos programas de pós-graduação acadêmicos, vinculados às instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa do estado do Maranhão e dos estados da Região Norte.

Por isso o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, o Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticas (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram uma parceria com a finalidade de expansão das atividades de formação de recursos humanos e de pesquisa relativa ao ensino de ciências e matemática, valorizando a qualidade das produções de pesquisa e as necessidades locais.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

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