Segunda edição do boletim acadêmico Buriti, realizado por docentes do Câmpus São Bernardo, aborda o empreendedorismo feminino

publicado: 17/01/2022 12h49, última modificação: 17/01/2022 13h55

Foi lançada, no fim de 2021, a segunda edição do boletim acadêmico Buriti, projeto realizado pelas professoras Tatiana Colasante e Karoliny Diniz Carvalho, do curso de Turismo do Câmpus São Bernardo, com o suporte de colaboradores. O objetivo da produção é produzir conteúdos digitais interdisciplinares referentes ao Baixo Parnaíba Maranhense, dando visibilidade à região e valorizando a identidade regional do estado. Esta edição celebra o empreendedorismo feminino e está disponível gratuitamente por meio do Google Drive.

A produção é parte de uma série de pesquisas e atividades desempenhadas e coordenadas pelas professoras e egressos do curso. O estudo reuniu dados sobre mercado de trabalho, direito das mulheres e depoimentos sobre o cotidiano das mulheres empreendedoras que residem nos municípios próximos a São Bernardo. A edição também conta com um artigo sobre as quebradeiras de coco-babaçu, escrito pela mestranda Angélica Lima Melo, do Câmpus Imperatriz, e uma entrevista realizada por Amanda Gomes Pereira, do Câmpus São Bernardo, com uma das coordenadoras da Rádio Mulher, projeto realizado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, sobre luta e resistência.

A professora Tatiana Colasante conta que o boletim ajuda a pensar o turismo como algo complexo e perpassado por diversas questões, além das viagens. “Foi uma forma de valorizar a identidade regional e, ao mesmo tempo, contribuir para que as pessoas pudessem conhecer mais sobre o turismo e suas interfaces com várias áreas do conhecimento, como cultura, meio ambiente, sociedade e política. O nome Buriti, inclusive, foi escolhido pelos alunos que participaram do projeto, em homenagem à árvore típica da região”, explica.

O boletim serve também como fonte de pesquisa e ajuda a reunir dados para estudos futuros sobre as tendências de mercado e participação feminina de várias áreas além do turismo, destaca Tatiana: “Como é uma atividade interdisciplinar, buscamos dialogar com outras áreas do conhecimento para trazer o turismo mais próximo do cotidiano das pessoas”.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa