Seguem abertas as inscrições para o Ciclo de Palestras Geo Café, que começa amanhã, 22

publicado: 21/07/2022 11h26, última modificação: 21/07/2022 15h59
Seguem abertas as inscrições para o Primeiro Ciclo de Palestras Geo Café, que começa amanhã, 22.png

O primeiro Ciclo de Palestras do Projeto de Extensão Geo Café, que ocorrerá nos dias 22 e 23, no Google Meet, é um evento virtual vinculado ao curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), da Cidade Universitária Dom Delgado. O objetivo é a divulgação científica com base em temas relacionados a geociências, visando à aproximação e interação dos profissionais da área. As inscrições são gratuitas, e os interessados devem preencher o formulário on-line. São ofertadas 240 vagas, com direito a certificado de 4 horas para os participantes inscritos.

O Ciclo de Palestras é uma iniciativa da professora Roseane Ribeiro Sarges e conta com a colaboração das professoras Cibele Tunussi, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Goiás e Carolina Del Roveri, da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais. O público-alvo são graduandos, técnicos, professores universitários e profissionais de Geociências e áreas afins, além de estudantes do ensino médio e demais interessados pela temática.

De acordo com as organizadoras, a ideia é discutir temáticas de abordagens ambientais em geociências, tendo em vista a busca pela compreensão e pelas respostas sobre os diversos aspectos da Terra, como a origem, composição, as propriedades físicas e estruturais, além da explicação de diversas forças naturais que produzem constantes transformações no ambiente terrestre. “Por meio do ciclo de palestras, pretende-se realizar uma ampla discussão acerca desses temas considerados complexos e intrigantes, a fim de promover uma divulgação científica tanto para a sociedade quanto para a comunidade acadêmica”, enfatizaram.

Programação

A abertura ocorrerá nessa sexta-feira, 22, às 18h30. Em seguida, haverá a palestra intitulada “Geossintéticos e suas aplicações em Geotecnia ambiental”, ministrada pelas engenheiras civis Mariany Veríssimo Dutra e Rhayanne Rafaela Rodrigues Ribeiro.

Já no dia 23, sábado, a partir das 14h, será ministrada a palestra “Estudo de viabilidade ambiental em aterros, cemitérios e postos de gasolina”, pela doutora Sílvia Cremonez Nascimento, da empresa Eckoslife Soluções Ambientais de São Paulo. A partir das 15h20, a professora Maria Tereza da Silva Melo (UFCAT) fará o encerramento do evento com a palestra “Movimentos de massas e suas implicações ambientais”.

Saiba +

Roseane Ribeiro Sarges é graduada em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Geociências pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na área de Geociências (ênfase em Geomorfologia, Geologia do Cenozóico, Estratigrafia do Cenozóico, e Patrimônio Geológico), com desenvolvimento de pesquisas do Neocenozoico da Amazônia, Evolução de Evolução do Relevo da Amazônia e do Médio Vale do Rio Doce. É professora do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Cibele Tunussi é graduada em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e mestrado em Geologia pela Universidade de Brasília (UnB)  com ênfase em Geologia Econômica e Prospecção Mineral. Possui experiência na área de mapeamento Geológico Regional e de Mina a céu aberto, integração de dados multifontes (petrográficos, geoquímicos, aerogeofísicos, propriedades físicas de rocha, geológicos e metalúrgicos) em ambiente SIG, processamento e interpretação de dados gamaespectrométricos e magnetométricos, bem como aquisição e tratamento de dados geometalúrgicos. Atualmente, é professora efetiva na Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão, no curso de graduação de Engenharia de Minas. Também é docente do Curso de Especialização em Tratamento de Minérios (CETM) da UFG.

Carolina Del Roveri é graduada em Geologia pela Unesp e doutora em Geologia Regional formada pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp. Em 2011, participou do Programa de Pós-Doutorado, na mesma instituição, na Área de Minerais Industriais, pesquisando matérias-primas fundentes. Atualmente, é professora associada do Instituto de Ciência e Tecnologia do Câmpus Avançado de Poços de Caldas, da Unifal, em Minas Gerais. É pesquisadora da área de Caracterização Tecnológica de Matérias-primas para aplicações diversas e no âmbito de Processamento de Materiais Cerâmicos.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo