Segue aberto até amanhã, dia 15, o prazo para submissão de artigos ao dossiê “Memória e comunicação como formas de resistência”, da Revista São Luís Orione On-line

publicado: 14/10/2021 12h26, última modificação: 14/10/2021 20h44

O dossiê “Memória e a Comunicação como forma de resistência: novas configurações de lutas no campo”, da Revista São Luís Orione On-line, está com prazo aberto até amanhã, dia 15, para submissão de artigos, em que a professora Roseane Arcanjo Pinheiro, da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, é uma das organizadoras. Os artigos devem ser enviados para o e-mail revistaorione@catolicaorione.edu.br, e o dossiê será publicado em dezembro deste ano.

A Revista, que recebeu classificação Qualis B3, é um periódico semestral vinculado à Faculdade Católica Dom Orione (Facdo), de Araguaína, no Tocantins, e tem o objetivo de divulgar produções acadêmicas originais relativas às Ciências Sociais e Humanas. Com caráter interdisciplinar, visa à socialização de saberes acadêmicos privilegiando trabalhos que problematizem a região.

A professora Roseane Pinheiro explicou sobre a escolha da temática para esta edição. “A proposta do dossiê considera que a memória, muitas vezes subterrânea, e os processos comunicacionais em ambientes digitais servem como estratégias de fundamental importância e de fortalecimento para este espaço rural, hajam vista as constantes disputas material e cultural. Serão bem-vindos, também, textos que vislumbrem configurações não institucionais de resistência aplicados por essas comunidades campesinas, assim como artigos que aludem à educação e ao ensino como instrumento de emancipação com base neste recorte proposto”, destacou.

As normas para a publicação dos trabalhos estão disponíveis no site da Revista

Saiba mais

Na busca de um engajamento científico pós-moderno, a edição atual da Revista São Luís Orione On-line apresenta um volume atemático e interdisciplinar, na tentativa de colaborar, de maneira eficiente e eficaz, com as discussões científicas brasileiras no âmbito das ciências humanas, sociais e aplicadas. É composto por 12 trabalhos, construídos por diferentes conhecimentos acadêmicos. O volume 1, número 16, foi publicado no dia 6 de junho deste ano.

O periódico recebe a colaboração dos seguintes organizadores: Roseane Arcanjo Pinheiro – professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Imperatriz; Carmem Barroso Ramos – professora adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul); César Alessandro Sagrillo Figueiredo – professor adjunto do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e José Siney Ferraz Rodrigues – professor adjunto da Uemasul.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque