publicado: 27/04/2022 17h11, última modificação: 27/04/2022 21h55
Secretário Adjunto de Cultura do Maranhão visita espaço onde será instalado o Memorial Gonçalves Dias.jpg

O secretário adjunto de cultura do Estado do Maranhão, Caio Lima, visitou, nesta quarta-feira, 27, o Memorial Cristo Rei, para conhecer as instalações onde funcionará o Memorial Gonçalves Dias e da UFMA. A visita foi guiada pela pró-reitora de extensão e cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, pela diretora de assuntos culturais, Rosélis Câmara, pelo administrador do Palácio Cristo Rei, Carlos Cunha, e pela coordenadora de Memórias e Exposição, Maira Rocha.

A instalação do memorial é uma parceria da UFMA com a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), que tem por objetivo criar um espaço de exposição das obras, dos arquivos e artefatos do poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo maranhense, Gonçalves Dias. A ideia é que a Secretaria reúna as obras distribuídas em vários museus e acervos particulares para alocar em um único espaço. O Memorial Cristo Rei, que também detém a história da UFMA, é um lugar estratégico para o propósito pela composição arquitetônica e por estar localizado justamente na Praça Gonçalves Dias, no Centro, em São Luís.

O secretário avaliou como positiva a visita e destacou que há pouco a ser feito. “Nós temos alguns equipamentos que podem ser utilizados e, com um pouco de dedicação, conseguimos finalizar e abrir a exposição de forma proveitosa para a população conhecer e ver esse contexto histórico da vida e obra de Gonçalves Dias. A ideia é justamente aproveitar todos os espaços, principalmente do Centro, e levar a cultura e história do estado para a sociedade”, afirmou.

VISITA DO SECRETÁRIO ADJUNTO DE CULTURA DO MARANHÃO AO MEMORIAL GONÇALVES DIAS - 27-04-2022

A pró-reitora de extensão e cultura lembrou que, ao assumir o terceiro mandato, o reitor Natalino Salgado tem se preocupado em firmar diversas parcerias com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento das ações da Universidade, principalmente no ramo da cultura.

“Temos realizado diversos trabalhos com as secretarias estaduais, em específica a de Cultura, como é possível notar no Memorial Cristo Rei, e os resultados têm sido exitosos. Em breve, inauguraremos os dois espaços: o Memorial da UFMA e o Memorial Gonçalves Dias. Esses espaços são o encontro com a memória, como a de Gonçalves Dias, o poeta grandioso que foi, e a da nossa instituição. O que temos de história, que retrata mais de 50 anos formando gerações, e de resultados muito importantes para a cidade, o estado, o país e o mundo. Logo precisamos manter essa memória viva e pulsante, por isso, a importância desses dois museus para a sociedade”, frisou Zefinha Bentivi.

O Palácio Cristo Rei, um local muito requisitado, sedia diversos eventos da Universidade. Vários setores demandam o auditório, por causa de sua localização, que respira cultura, história e memória. Na condição de museu, existem ações que dinamizam o espaço levando interação com a comunidade, pesquisa, lançamento de livros, noites de autógrafo, entre outras atividades culturais. O objetivo de instalar o Memorial da UFMA e de Gonçalves Dias nesse prédio arquitetônico e histórico é para que a sociedade tenha acesso a um local amplo e rico de conhecimento.

Por: Sansão Hortegal