Notícias
Saúde e informação: UFMA promove Semana pela Dignidade Menstrual

Com o intuito de promover o diálogo sobre corpos diversos, ciclos diversos e direitos iguais, a Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ação Afirmativa (Didaaf), a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e o Coletivo Meninas que Brilham vão realizar a “Semana pela Dignidade Menstrual”. O evento vai ocorrer de 19 a 23 de maio, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
As inscrições para participar da programação podem ser realizadas até o dia 19 de maio, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais – SigEventos: faça o login, entre na área do participante, realize uma nova inscrição e escolha o Centro onde deseja participar. O evento vai promover emissão de certificados para os participantes.
Segundo a chefe da Divisão de Gênero e Diversidade da Didaaf, Gisa Carvalho, a iniciativa surgiu em decorrência da presença de mulheres e de outras pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade na Universidade: “A proposta foi feita pela coordenação do grupo Meninas Que Brilham, representadas pela Bia Diniz, que é bolsista na Didaaf. Apresentamos a proposta para a Proaes, que já vinha também tentando articular ações voltadas para a dignidade menstrual, a partir da diretoria de atenção à saúde discente. A ideia partiu do reconhecimento da presença de mulheres e outras pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade na Universidade e da necessidade de pensarmos estratégias de apoio”, explicou.
A programação contará com rodas de conversas, oficinas e mutirão para atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e orientações sobre o Programa Dignidade Menstrual do Governo Federal. Gisa Carvalho detalha a agenda do evento: “Realizaremos uma roda de conversa em cada centro do Bacanga, contando, além da facilitação das Meninas que Brilham, com a participação de representantes da Escola de Saúde Pública do Maranhão, Defensoria Pública do Estado e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, por meio do Cras Vila Bacanga. Este último estará conosco na realização de um mutirão, que também tem o apoio da STI, para atualização de CadÚnico e cadastros nas farmácias populares de pessoas que têm o direito de retirar absorventes”, compartilhou.
A “Semana pela Dignidade Menstrual” é uma ação que apoia e incentiva os benefícios para a comunidade acadêmica, facilitando o acesso a serviços e informações sobre saúde, equidade e justiça menstrual.
Para mais informações sobre a programação, acesse a página do evento no SigEventos, clicando aqui.
Por: Aline Vitória
Revisão: Jáder Cavalcante