Sanatiel Pereira Santos, docente do Departamento de Design, defende memorial e ascende ao cargo de professor titular da UFMA

publicado: 30/09/2022 10h35, última modificação: 03/10/2022 16h29

A UFMA realizou, nessa quarta-feira,28, no Auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências e Tecnologias (CCET), a avaliação de desempenho acadêmico do professor do curso de Design e diretor da Editora da UFMA (Edufma), Sanatiel de Jesus Pereira. Há mais de 30 anos atuando na Universidade, Sanatiel agora ascende à categoria de professor titular do magistério superior, titulação máxima na carreira de um docente universitário.

A solenidade foi marcada por um tom de celebração, expresso no discurso de abertura do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, que cumprimentou a todos e se referiu a essa conquista como um momento muito significativo, tanto para o homenageado como para a comunidade acadêmica como um todo. “É um momento de regozijo da nossa Universidade, um momento festivo, que se tornou um ritual frequente da nossa instituição, pois temos uma massa crítica de professores que estão produzindo e, com o tempo, atingem os requisitos”, declarou.

Durante a sua defesa de memorial, o professor Sanatiel discorreu, durante 40 minutos, sobre toda a sua trajetória profissional e acadêmica, desde os seus primeiros anos de aprendizado em uma escola leiga em São Bento, Maranhão, onde nasceu, passando pelo período em que exerceu a profissão de engenheiro civil até chegar à sua longa lista de contribuições para a produção acadêmica na docência, na pesquisa e na extensão. Segundo o professor, entre todas as áreas em que atuou, é na pesquisa que se sente mais realizado, fruto de uma curiosidade que cultivou desde jovem.

É uma grande alegria estar aqui neste momento. Ele foi meu incentivador para ser professor e doutor por esta casa. É alguém que contribuiu muito, ainda tem muito a contribuir e todo o legado que ele ainda vai deixar é muito importante para a Universidade”, afirmou o professor assistente de Design Gráfico do Departamento de Desenho e Tecnologia Márcio Guimarães, que foi aluno de Sanatiel na graduação e no mestrado.

Defesa do Memorial para professor Titular de Sanatiel Pereira - 28-09-2022

Presente também na cerimônia estava Denilson Moreira Santos, também professor do Departamento de Desenho e Tecnologia e do Programa de Pós-graduação em Design da UFMA, que acompanha o trabalho do amigo desde 1992. Ele ressaltou a satisfação de ver este momento chegar: “Para mim, é de extrema importância, até mesmo porque venho seguindo os passos dele. Não vai demorar, eu vou estar aqui também, defendendo minha titularidade”, assegurou.

O professor Marcos Santos, diretor em exercício do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, afirmou ser um grande orgulho para todo o CCET e para a UFMA a promoção de Sanatiel Pereira ao nível de professor titular. “É uma grande honra pela grande contribuição acadêmica em nível de ensino e pesquisa, assim como a sua atenção às demandas da sociedade em sua área de atuação”, ressaltou.

Sobre alcançar o auge da carreira docente, o professor Sanatiel afirmou ser a realização de um ciclo de sonhos. “É o momento mágico em que você percebe que subiu ao cume da montanha. Foi árduo, trabalhoso, muitas vezes foi cansativo, mas, de forma alguma, impediu que você caminhasse e chegasse até aqui. Essa é a sensação que eu tenho”, pontuou.

Saiba mais

O professor Sanatiel Pereira Santos possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1974), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2001). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em compósitos de madeira e cimento, atuando principalmente nos seguintes temas: madeiras tropicais, resíduos de madeira, compósitos cimento madeira, edificações de interesse social, coordenação modular, propriedades e fibras vegetais do Maranhão.

Por: Orlando Ezon