Sabe qual a função da Superintendência de Tecnologia e Informação da UFMA? Saiba mais sobre os serviços que a STI oferece à comunidade acadêmica

publicado: 22/06/2021 21h14, última modificação: 23/06/2021 17h50

Para quem não conhece, a Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) é um órgão responsável por realizar a gestão de infraestrutura de software e hardware da Universidade Federal do Maranhão. A STI possui atualmente com três diretorias: Governança de TI; Sistemas de Informação; e de Infraestrutura e Segurança da Informação, totalizando uma equipe com 42 membros.

Com toda essa estrutura a STI busca desenvolver e aprimorar cada vez mais os sistemas e aplicações institucionais que possam facilitar, principalmente, a comunicação interna entre os discentes, docentes e os servidores. Já que acabamos de entender um pouco sobre a Superintendência, vamos conhecer agora os principais serviços em que o STI oferece dentro da instituição.

Sistemas Web

Os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) são ferramentas de gestão utilizadas para gerenciar as atividades relacionadas a UFMA, como Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). Os SIGs foram criados para oferecer autonomia aos usuários, pois eles são integrados, executam na plataforma web e oferecem funcionalidades para os mais diversos perfis da instituição.

Além dos SIGs, a UFMA implantará o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no dia 1º de julho e divulgou uma capacitação para utilização deste sistema. Todos os processos que ainda estão sendo utilizados no Sipac serão ser migrados para SEI, que é um sistema de gestão documental que roporciona maior agilidade processual e transparência nas informações, entre outros benefícios.

UFMA Mobile

O aplicativo UFMA Mobile está disponível para os sistemas Android e IOS (Iphone). Ele fornece diversas funcionalidades principalmente para discentes, mas também fornece algumas informações e docentes e técnicos administrativos.

Portais Institucionais

Os portais ou sites institucionais facilitam o acesso à informação trazendo as ações que a universidade está desenvolvendo, desde dos editais até os eventos que ocorrem nas instituições da capital e interior maranhense.

E ainda existe o Catálogo de Serviços, que serve para quem deseja abrir um chamado para o serviço desejado.

Dúvidas

Caso deseje apenas tirar uma dúvida sobre os serviços ofertados pela universidade e seus procedimentos. Quem pode solicitar? Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico administrativo), por meio de canais oficiais da instituição.

Multimídia

É um meio de comunicação para quem deseja solicitar os equipamentos de multimídia, como por exemplo Datashow, podendo ser solicitado apenas por servidores da UFMA, como professores e os técnicos administrativos.

Redes

São serviços relacionados à infraestrutura de rede da UFMA, que têm como objetivo em atender as demandas de manutenção e expansão da rede de computadores da instituição e que só pode ser solicitado por um servidor da UFMA.

Serviços e Segurança de TI

São serviços relacionados a criação de conta de correio eletrônico institucional de e-mail para o envio e recebimento de mensagens e hospedagem de páginas de web, no domínio ufma.br, desenvolvidas em linguagem PHP ou HTML, que permitem publicação de conteúdos na internet.

Sistemas de Informação

É o serviço relacionados a modificação dos Sistemas Integrados de Gestão (SIG) e dos Portais Institucionais para correção de eventuais erros em suas funcionalidades. Além disso, trata do desenvolvimento de novas funcionalidades aos módulos ou na criação de novos, seguindo o padrão da identidade visual da UFMA.

Suporte Técnico

Serviços relacionados a manutenção corretiva referente a equipamentos de informática pertencentes ao patrimônio da UFMA, assim como equipamentos de informática pertencentes a projetos vinculados a instituição, por exemplo, microcomputadores (hardware e software) e as impressoras.

Telefonia

São serviços relacionados a criação da infraestrutura necessária para o funcionamento de aparelhos telefônicos, alteração da localização da infraestrutura de conexão existente no mesmo ambiente ou em outro, além de verificação e reparo de ramais ou linhas convencionais em caso de problemas como ruídos, telefone mudo e etecetera.

Cartão de Acesso Único

É um mecanismo de identificação dos servidores e discentes da UFMA. Este cartão, além de ser um instrumento de identificação, foi projetado para permitir o acesso a serviços, por exemplo, restaurante universitário.

Reserva de Espaços da STI

Se refere a reserva de espaços como auditórios e laboratórios da instituição que tem um sistema próprio, cujo agendamento pode ser realizado por meio do Sipac.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Marcos Paulo Albuquerque