Roda de Diálogo Sobre o Voto Feminino ocorrerá no Auditório Central na quarta-feira, 19 de outubro

publicado: 17/10/2022 13h04, última modificação: 18/10/2022 16h37

A Diretoria do Centro de Ciências Sociais (CCSo) realizará, na quarta-feira, 19, com início às 14h, a Roda de Diálogo Sobre o Voto Feminino, no Auditório Central da Cidade Universitária. O evento é focado em temáticas como “Mulheres na Política e Direitos Humanos”, “Histórico dos Movimentos Feministas Sufragistas no Brasil”, “Direitos Reprodutivos e suas Implicações Políticas”, “Urgências e Desafios da Política para a Candidatura de Mulheres” e “Voto e Juventude”.

As estatísticas do eleitorado divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julho deste ano, revelam que, seguindo a tendência de eleições anteriores, as mulheres são a maioria das pessoas aptas a votar nas eleições deste ano, pois dos 156.454.011 de indivíduos que poderão exercer o direito no dia 30 deste mês, 82.373.164 são do gênero feminino e 74.044.065 do gênero masculino.

Portanto o número de mulheres votantes representa 52,65% do eleitorado, enquanto o de homens equivale a 47,33%. Em vista disso, a Roda de Diálogo é um evento que busca discutir a história, a atualidade, a importância e a urgência do voto das mulheres nas eleições deste ano, além da proximidade do segundo turno das eleições no Brasil.

O evento é destinado a professores, alunos, técnicos-administrativos e demais interessados. As convidadas para o evento são as professoras Mary Ferreira, Marly Dias e Gisa Carvalho, a pesquisadora e advogada Amanda Costa, a bacharela em direito e estudante de Jornalismo e advogada Cricielle Muniz e a estudante de Pedagogia da UFMA Juliana Hashimoto.

Por: Jarina Milena

Produção: Bruna Castro