Roda de conversa “Teorias de Administração na prática em tempos de crise” reuniu docentes de diversas universidades brasileiras e até de Portugal

publicado: 27/04/2021 13h40, última modificação: 27/04/2021 20h57

Nesta terça-feira, 27, via Google Meet, foi realizada a roda de conversa “Teorias de Administração na prática em tempos de crise”, encontro promovido pela professora de Administração Maria Raimunda Marques Mendes, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); pelo professor Tiago Miranda Ribeiro, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); pelos acadêmicos da disciplina “Introdução à Administração” da UFMA; e pelo discente do curso de Comunicação Social - Rádio e TV Valdo Tavares.

O evento foi mediado pelo professor Paulo Roberto Fonseca, da Universidade Ceuma, e contou com a presença do professor Arnaldo Coelho, da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal; do professor Ômar Souki, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); da professora Zeila Albuquerque, do Instituto Federal do Maranhão (Ifma); e do professor Tiago Ribeiro, da Uema.

Inicialmente a professora Maria Raimunda pontuou que o objetivo da roda de conversa é disseminar informações aos alunos de forma prática. “É muito importante relevar as decisões estratégicas em um ambiente organizacional em diferentes situações, principalmente em momentos de crise. Além disso, conseguir direcionar por meio do ensino, pesquisa e extensão”, relatou.

Arnaldo Coelho afirmou que o marketing é uma forma de estar perto do consumidor, abordando a temática. “É uma forma de estar atento, escutar e ter todas as portas e janelas abertas para que o cliente possa vir até nós. A organização de uma empresa, a forma como ela está estruturada, é o ponto de partida para estarmos perto ou longe do consumidor, pois, só quando o cliente vem em primeiro lugar, ele vem pra ficar, pontuou.

Com o tema “Adquirindo qualificação através de políticas públicas: o caso do programa mulheres mil”, Zeila Albuquerque apresentou a discussão sobre a igualdade de gêneros. “Desde a elaboração da carta das Nações Unidas, Declaração Universal dos Direitos Humanos e as Conferências Mundiais sobre as mulheres, muitos desses documentos abordam uma temática que é voltada para políticas de desenvolvimento e direito à educação, tendo em vista que a promoção da cidadania e a justiça social tem incidido sobre a questão de gênero e o empoderamento da mulher”, explanou.

Para Tiago Ribeiro, a estratégia é um sistema de criação de valor: “As empresas, de modo geral, precisam ter o olhar estratégico mais profundo, significativo e recompensador. O planejamento estratégico precisa ser continuamente adaptado e reformulado, pois está em contínua mutação”.

Ômar Souki abordou sobre o otimismo, fazendo alusão ao psiquiatra Viktor Frankl. “O otimismo, segundo Viktor, se baseia no estímulo e na resposta, e essa é uma atuação que se aplica diretamente às lideranças, pois elas não se deixam dominar pelos estímulos externos, mas criam respostas alternativas”, mencionou.

Por fim, o evento também contou com a apresentação do aluno de Administração da UFMA Lucas Castro Barros, que contou sobre a criação da empresa feita na disciplina. “A Canelo é uma microempresa que comercializa pães de mel e bolo em São Luís, que surgiu em 2019, com as vendas na UFMA, e que está sempre buscando melhorias”, finalizou.

Por: Talita Farias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque