Revista Littera, do Programa de Pós-Graduação em Letras, é tema do programa Rádio Ciência

publicado: 11/07/2022 13h27, última modificação: 11/07/2022 13h27

O programa Rádio Ciência da Rádio Universidade FM (106,9 Mhz) de quarta-feira, 6, trouxe como tema a Revista Littera, periódico veiculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da UFMA sobre estudos linguísticos e literários. A revista ainda possui publicações semestrais e tem como objetivo estimular, entre alunos, professores e pesquisadores ligados ou não ao PPGLetras, a produção de trabalhos científicos e culturais.

A atual edição traz como tema “Literaturas Africanas – caminhos, cotejos, identidades” e tem como ideia central o combate de estereótipos, além de destacar a riqueza artística, cultural e literária da África. O periódico conta a seção “Artigos”, com sete publicações; a seção “Livre”, com sete trabalhos; e uma terceira seção dedicada a uma resenha. Os professores João Pedro Wizniewsky Amaral e Mônica Stefani, da Universidade Federal de Santa Maria, e Janice Inês Nodari, da Universidade Federal do Paraná, são os organizadores.

É necessário entrar na página do Periódicos UFMA para ter acesso ao conteúdo. Lá, os interessados vão precisar informar seu nome de usuário e senha. Quem não tiver cadastro, pode criar um perfil de acesso, informando dados pessoais como nome completo, instituição de ensino, e-mail, além do nome de usuário e senha que serão utilizados. O cadastro é gratuito e pode ser feito também por pessoas que não fazem parte da comunidade acadêmica da UFMA.

“A submissão ocorre na página de Periódicos da UFMA. O periódico on-line aceita trabalhos acadêmicos ligados aos estudos linguísticos e literários de autoria de docentes, pesquisadores e discentes de programas de pós-graduações nacionais e internacionais. A revista segue critérios de avaliação por pares e aceita trabalhos inéditos nos gêneros ensaio, artigo científico, resenhas de obras com, no máximo, dois anos de lançamento, e entrevistas com autores e pesquisadores na área de Letras”, explicou a editora-gerente da revista, Maria Aracy Bonfim, da Universidade Federal do Maranhão.

O Rádio Ciência vai ao ar na Rádio Universidade FM 106,9, de segunda à sexta, às 8h, com reapresentação às 14h. O programa também está disponível nas plataformas Spotify, Deezer e Google Podcasts.

Saiba mais

A linguística é a área do conhecimento que estuda a linguagem humana. Devido à fatores externos, pode ser dividida em quatro categorias: diatópica, definida por diferenças de uma região para outra; diacrônica, determinada pelas condições históricas de cada lugar; diastrática, estabelecida por costumes de grupos sociais distintos; e por fim, diafásica, ocorrida por meio de situações do dia a dia, como o uso de gírias.

Confira a entrevista:

Por: João Meireles