Notícias

Revista do Câmpus Grajaú lança chamada pública para submissão de trabalhos científicos

publicado: 08/02/2023 11h52, última modificação: 08/02/2023 20h37
A InterEspaço, Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia, tem classificação Qualis A2 da Capes

InterEspaço, Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia do Centro de Ciências de Grajaú, lançou, no dia 1º deste mês, o Edital Chamada Pública para Submissão nº 01/2023, para seleção de artigos científicos, resenhas de obras e estudos de caso, que farão parte do nono volume, edição temática “Para além do 22: as províncias do Norte e a construção do Império do Brasil”, deste primeiro semestre. Pessoas da área da história poderão submeter seus trabalhos, de forma individual ou em coautoria, até o dia 31 de maio deste ano, via Sistema de Submissão do periódico.

O dossiê temático, que será publicado na InterEspaço, é coordenado pelos professores da UFMA Roni César Andrade de Araújo, do Câmpus Grajaú; e Edyene Moraes dos Santos, do Câmpus Codó; e por Johny Santana de Araújo, docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O documento tem por objetivo receber trabalhos de pesquisas atuais sobre o processo de construção do Império Brasileiro, para além do ano de 1822, e sua repercussão no norte do país. 

O ponto chave, segundo Edyene Moraes, é ampliar a concepção de que o ano de 1822 não foi igualitário em todo o território nacional, mas que houve várias experiências diferentes, como a não adesão à emancipação política do Brasil, em algumas províncias do Norte. “Pretendemos entrar em contato com novas pesquisas e, com isso, ampliar o debate sobre as múltiplas experiências vividas após a independência do país, mas que não sejam centradas apenas no eixo Sul-Sudeste”, revelou.

Roni César de Araújo explicou que a proposta é desconstruir a falsa narrativa, de que as províncias do norte do Brasil são coadjuvantes no processo de construção do estado nacional. “O tema gira em torno dos processos políticos, econômicos, sociais e culturais que se procederam no país após o período de 1822, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste”, acrescentou.

Edyene Moraes também afirma que a coordenação da Revista espera reunir uma série de trabalhos que tragam novos debates e temas dentro da proposta do periódico, ou que sejam enviadas revisões históricas dos assuntos mais revisitados da pós-independência do Brasil, durante o século XIX.

Dificuldades e/ou dúvidas sobre o processo de submissão, podem ser encaminhadas via e-mail revista.interespaco@gmail.com.

Saiba mais

O periódico também é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), sob a edição dos grupos de pesquisa “Meio-Norte – Grupo de Estudos e Pesquisas Geográficos e Interdisciplinares do Câmpus Grajaú” e “Território, Desenvolvimento, Gênero e Modernidade (Tdegem)”, do Centro de Ciências de Imperatriz.

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: