Reunião entre UFMA, Governo do Estado e empresários da indústria pesqueira discute desenvolvimento da pesca na Região dos Guarás

publicado: 07/08/2023 11h28, última modificação: 07/08/2023 14h20
Reunião entre UFMA, governo do estado e empresários da indústria pesqueira discute desenvolvimento da pesca na região dos Guarás

A viabilidade da pesca industrial no litoral do Maranhão foi a pauta da reunião entre representantes do Governo do Estado, empresários da cadeia produtiva da pesca e a UFMA, nessa sexta-feira. A pesca industrial ainda não é licenciada no estado.

A reunião dá início a uma cooperação técnica entre governo, universidade e empresários com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva do pescado do Maranhão, com embasamento científico, fudamentada nas pesquisas realizadas pela UFMA.

Durante a reunião, o Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Sebastião Madeira, abordou a intenção do Governo do Estado em investir no setor de pesca para contribuir com o desenvolvimento do Maranhão. “O governador está muito preocupado com o desenvolvimento do Maranhão, com o emprego e produção de renda e riquezas. Há uma intenção de desenvolver a Região dos Guarás e conta com o apoio e expertise da UFMA a serviço da população”, pontuou Sebastião Madeira.

O reitor Natalino Salgado destacou as pesquisas já desenvolvidas na Universidade e o potencial do estado na área da pesca. “O Estado do Maranhão tem o segundo maior litoral do pais e tem um potencial que ainda não foi totalmente explorado. A Universidade está pronta para contribuir e apoiar as iniciativas do Governo do Estado”, declarou.

Exploraçao e desenvolvimento da pesca na costa e alto mar na região dos Guarás - 04.08.23

“A UFMA tem um grupo de pesquisadores que já atuam em projetos estratégicos para cadeias produtivas da aquicultura e da pesca artesanal, e a meta é fazer uma prospecção para a pesca industrial, na costa maranhense”, esclarece Danilo Lopes, diretor de gestão da inovação e serviços tecnológicos da Ageufma.

Para os empresários do setor pesqueiro, a expectativa é contar com a Universidade para desenvolver essa importante cadeia produtiva para o estado. “Saímos daqui com uma expectativa positiva para aproveitar os estudos que a Universidade já tem e que nós possamos desenvolver a pesca industrial em nosso estado. Já temos a pesca artesanal, mas há espécies que não estão sendo pescadas por não haver um estudo, não haver um licenciamento para que a pesca industrial seja desenvolvida. Só assim geraremos mais emprego e renda para o estado”, concluiu Luís Moraes, empresário de pesca no Maranhão.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: karla Costa