Coordenador de Ciências do Mar da UFMA discute estratégias para o desenvolvimento da pesca artesanal no município de Raposa, em reunião da Agerp

publicado: 04/03/2021 12h58, última modificação: 04/03/2021 21h43
1 | 2
2 | 2

Na segunda-feira, 1°, ocorreu uma reunião na sede da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) para tratar sobre alternativas de desenvolvimento da pesca artesanal e estratégias de auxílio às marisqueiras e aos comerciantes de pescado na região da Raposa. Participaram do encontro o coordenador de Ciências do Mar (CCMAR) da UFMA, Danilo Lopes (UFMA); o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça; o gestor do escritório regional da respectiva Agência em São Luís, Pedro Oscar; e os professores Kaio Lopes, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), e Ocilene Macena, do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Câmpus Maracanã.

Na ocasião, foi montada uma equipe para alinhar a possibilidade de execução de um diagnóstico socioeconômico e da cadeia produtiva, direcionado aos marisqueiros da região. Também promoverão uma avaliação do comércio de pesca, em termos de condição de higiene e às demandas essenciais dos produtores, para construir uma proposta que atue de forma significativa na cadeia produtiva de mariscos e no comércio de pescado, otimizando os ganhos econômicos, além de ampliar a segurança alimentar, da pesca ao consumidor final.

A ideia do projeto surgiu a partir de uma demanda dos gestores públicos do município de Raposa e da classe de pescadores artesanais da cidade. “Nós estamos trabalhando na elaboração de formulários para aplicarmos junto às comunidades, direcionado aos marisqueiros e pescadores, bem como os comerciantes. Alguns filhos de pescadores serão selecionados para participar do processo, juntamente com alunos do curso de engenharia de pesca da Uema e da UFMA, e com os alunos do ensino médio do Ifma Maracanã”, explicou o coordenador de Ciências do Mar.

Por: Maria Eduarda Sousa

Produtor: Marcos Paulo Albuquerque