Reunião aborda parcerias entre UFMA e Conselhos de Farmácia

publicado: 07/02/2024 14h48, última modificação: 07/02/2024 18h18
Reunião aborda parcerias entre UFMA e Conselhos de Farmácia

Fortalecer parcerias para ampliar a estrutura de estágios foi a pauta principal da reunião realizada ontem, 6, entre o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho; a coordenadora e a chefe de departamento do curso de Farmácia, Patrícia Figueiredo e Heliana de Moraes, respectivamente; o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MA) e Diretor Geral do Laboratório Central de São Luís, Luiz Fernando Ramos Ferreira; e a conselheira federal de Farmácia no Maranhão, Gizelli Lourenço e coordenadora da Assistência Farmacêutica de São Luís.

Para a coordenadora do curso de Farmácia, Patrícia Figueiredo, o curso está sempre precisando de apoio e é fundamental que algumas demandas sejam atendidas. “O curso precisa de apoio, e a gente quer ampliar e mostrar também o que a gente faz aqui. Temos algumas demandas, que, com essas reuniões, espero que elas sejam atendidas, pelo menos as mais urgentes, como a Farmácia Escola, que vai servir não só para o curso, mas para os próprios alunos e as pessoas aqui das imediações da UFMA”, pontuou a coordenadora.

A Farmácia Escola é um importante equipamento de aprendizagem para os discentes, que deve ser reativada com a conclusão de obras. Nesse contexto, Patrícia avaliou que a reunião “foi extremamente produtiva, já que estamos tentando colocar em prática as ideias que a gente vem desenvolvendo em parceria com a Semus, o CRF-MA, o Conselho Federal e a própria UFMA”.

Durante a reunião, foram debatidas outras formas e principais necessidades para garantir que os campos de estágios contribuam assertivamente para a formação dos discentes do curso de Farmácia. “O que está sendo proposto aqui é fazer a ampliação da estrutura de estágio do curso de Farmácia para a Universidade Federal do Maranhão, utilizando o próprio Conselho Regional de Farmácia e estruturas como, por exemplo, a Assistência Farmacêutica Municipal, o Laboratório Municipal de Saúde Pública. Então traz para a instituição uma visão diferenciada do mercado, visão de que você vai ter gestão, assistência e análises clínicas sendo abraçadas por este projeto de parceria entre Universidade Federal, o Conselho e a Secretaria Municipal de Saúde”, observou o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Luiz Fernando.

Ao final da reunião, o presidente do CRF-MA celebrou que a gestão da UFMA está aberta ao diálogo e a fortalecer parcerias, que contribuem tanto para o crescimento da Universidade quanto das instituições parceiras. “As nossas opiniões são muito convergentes e isso é importante quando você tem a Universidade Federal trabalhando em prol da comunidade e, no caso do nosso curso de Farmácia, formando excelentes profissionais, como vem formando até hoje”, concluiu Luiz Fernando.

Por: Ingrid Trindade

Foto: Ingrid Trindade