Restaurantes Universitários: UFMA faz intervenções visando a mais conforto à comunidade acadêmica

publicado: 10/09/2024 17h24, última modificação: 13/09/2024 16h31
Além de adaptações no espaço, o valor da refeição para os graduandos do interior está mais acessível
Restaurantes Universitários: UFMA faz intervenções visando mais conforto à comunidade acadêmica

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), está imprimindo esforços relevantes para tornar todas as unidades do Restaurante Universitário mais confortáveis para a comunidade universitária.

Seguindo o planejamento, a Sinfra iniciou as adaptações nos RUs, que passarão a ser climatizados. O primeiro a ser contemplado foi o Restaurante Universitário do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), localizado na Unidade Bom Jesus, que retomou suas atividades recentemente.

“A nossa missão é fazer com que esses restaurantes sejam climatizados e que tragam maior conforto para a nossa comunidade acadêmica. Seguindo o planejamento, nós começamos a fazer todos os projetos, dos oito restaurantes do continente e o de São Luís, e o primeiro a ser concebido foi o de Imperatriz, que foi climatizado, fizemos o fechamento de todas as janelas, pintura, troca de toda a parte elétrica para oferecer o melhor conforto a todos os usuários”, revelou Guilherme Abreu, superintendente de Infraestrutura.

Para o pró-reitor de Assistência Estudantil, Danilo Lopes, investir na modernização, em uma refeição mais acessível e de qualidade é compromisso da UFMA com a comunidade acadêmica.  “Nós sabemos da importância dos Restaurantes Universitários para a permanência dos nossos discentes na Universidade, não só dos discentes como toda a comunidade acadêmica. Então, esse compromisso da gestão superior, de climatizar todos os restaurantes, está em fase de andamento e, em breve, todos os restaurantes estarão climatizados", frisou o pró-reitor.

Refeição entre as 5 mais acessíveis do Brasil

Além das adaptações que vão garantir um almoço em um espaço com maior conforto térmico, recentemente, em um esforço conjunto da Proaes e da reitoria, ajustou-se o valor da refeição para os estudantes de graduação de todos os centros do interior tornando-a mais acessível, passando a custar R$ 1,25.

Recentemente, uma rede social universitária ranqueou os dez restaurantes universitários, entre as universidades federais, mais baratos do Brasil. Com o valor de R$ 1,25, o RU da UFMA é o quinto com menor custo da refeição.

Os RUs são equipamentos importantes no compromisso da UFMA em garantir a permanência de discentes durante a graduação e pós-graduação, contribuindo também para a promoção da saúde e do bem-estar.

Por: Ingrid Trindade