Resolução moderniza e desburocratiza normas para projetos de pesquisa e inovação na UFMA

publicado: 16/04/2021 12h27, última modificação: 16/04/2021 13h56

Com o objetivo de estabelecer novas regras para modernização e desburocratização do trâmite e aprovação de projetos de pesquisa e de inovação na UFMA, foi aprovada, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a Resolução 2.187, de 5 de abril de 2021. As normas entram em vigor 30 dias após sua aprovação.

Entre as novidades, o estímulo aos projetos de inovação tecnológica, a desburocratização do financiamento de pesquisas, além da distinção entre Projeto de Pesquisa e Projeto de Inovação foram abordadas na nova resolução. Para a professora Audirene Santana, coordenadora de Programas Pibic e Pibiti da UFMA, “essa distinção possibilitou estabelecer regimentos diferentes quanto aos trâmites processuais de submissão de projetos”, afirmou. Os projetos de pesquisa agora ficam a cargo da Diretoria de Pesquisa (DPIT-Ageufma) e os projetos de inovação ficam com a Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST-Ageumfa).

Classificação de Projetos e Critérios de Submissão

Além desses avanços, novos critérios para a submissão projetos exigirão titulação de doutorado aos pesquisadores financiados pela UFMA e, minimamente, mestrado para outras formas de custeio. “Há, ainda, a classificação deles conforme os seus proponentes: Projeto de Desenvolvimento Institucional, na ocasião de proposta feita pela UFMA e podendo haver participação de outras instituições; Projeto em Rede, quando envolver várias instituições de ensino interessadas; e Projeto Individual, para aqueles que são submetidos por pesquisadores da UFMA e envolverem somente essa instituição”, acrescenta a professora Audirene Santana.

Novas formas de financiamento de pesquisas

Vale lembrar que a última resolução foi a de 2012, e a nova atualização pretende aproximar a Universidade de novas formas de financiamento. Os projetos de pesquisa e de inovação, agora, poderão ser financiados por agências de fomento federais, estaduais ou municipais, empresas públicas ou privadas, organizações do terceiro setor nacionais e internacionais.

Para o professor Francisco Navarro, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFMA, a modernização da resolução é satisfatória, considerando que proporciona mais mobilidade para os pesquisadores desenvolverem seus projetos. “Além do financiamento da universidade, das agências de fomento, teremos mais facilidade para atrair empresas para o financiamento. Isso é muito importante para aproximarmos a universidade das empresas e da sociedade”, destacou o professor.

A Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica, professora Teresa Cristina dos Santos Franco também comentou as novas possibilidades com a aprovação da nova resolução. “Ela traz aspectos mais ágeis para os projetos de inovação, de forma a torná-los mais voltados para atender às necessidades da sociedade e ter uma aplicabilidade maior dessas pesquisas feitas na UFMA”, acrescentou a professora Teresa Cristina.

Projetos de Pesquisa Ativos (2020)

A UFMA possui, atualmente, 656 projetos de pesquisa aprovados (DPIT 2020), e a nova resolução atenderá, também, aos novos projetos que estão fase de cadastramento para 2021. Confira a evolução do quadro quantitativo de projetos na UFMA:

Outra alteração foi a modernização para a prestação de contas com a Universidade: agora, os relatórios devem ser apresentados em formulário eletrônico específico, com destaque à produção científica e às orientações associadas ao projeto.

Além disso, os pesquisadores orientadores de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) serão, obrigatoriamente, avaliadores dos projetos de pesquisa e inovação.

Para mais informações, entre em contato com Diretoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica (DPIT) da Ageufma, no e-mail ageufma.dpit@ufma.br ou no telefone (98) 3272-8711.

Acesse a Resolução Nº 2.187 - Consepe, 5 de abril de 2021

Por: Lucio Silva/Ageufma