Representantes da UFMA, UEMA e IFMA discutem ações desenvolvidas pela Fapema em Grajaú

publicado: 22/11/2021 14h12, última modificação: 23/11/2021 21h58
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

No dia 9 de novembro, no auditório do prédio do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) – Câmpus Grajaú, ocorreu uma reunião entre representantes da Universidade Federal do Maranhão, IFMA e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o objetivo de dialogar e apresentar ações desenvolvidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) nos últimos tempos nos interiores do Maranhão, especificamente no município de Grajaú.

A reunião contou com a participação do presidente da Fapema, André Luís Silva dos Santos; do diretor do Câmpus de Grajaú da UFMA, Roni César Andrade de Araújo; e do professor do curso de Licenciaturas em Ciências Humanas, Marcos Nicolau Santos da Silva. A UEMA foi representada pela diretora do Câmpus de Grajaú, Ana Rita Bezerra da Silva, e o IFMA contou com a presença de técnicos administrativos e docentes do próprio câmpus.

Segundo Roni César Araújo, a reunião teve como destaque a importância do apoio de fomentos para pesquisadores das instituições de ensino da região de Grajaú e de outros interiores do Maranhão, como política de valorização da pesquisa e garantia de captação de recursos para tornar essas unidades cada vez mais engajadas na prática da ciência.

“Foi discutida a preocupação da Fapema em manter essa política de valorização da pesquisa e garantia de captação de recursos para tornar essas unidades que estão instaladas no interior cada vez mais engajadas na prática da ciência. Na oportunidade, foi solicitado ao diretor da Fapema que avaliasse a possibilidade de projetos que contemplassem a realidade de muitos dos docentes e pesquisadores das instituições de ensino do interior, que, por serem recém-doutores, por vezes ficam em condições de desigualdade para concorrer com docentes que na capital já são doutores há mais tempo”, salientou o diretor do Câmpus de Grajaú da UFMA.

Ele ainda lembrou que o presidente da Fapema apresentou, durante a reunião, os editais que foram desenvolvidos ao longo de 2020 e 2021 e os que estão previstos para serem implementados em 2022. “O presidente André Luís Silva informou que a proposta inicial é tornar essas visitas ao interior cada vez mais frequentes”, finalizou.

Saiba mais

Também no mesmo dia, 9, o diretor Roni César participou da abertura do projeto “Formação do Clube de Capitães”, organizado pelo Sebrae de Grajaú, em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude do município, e que contou com a participação de representantes da Uema e do Ifma, além de lideranças políticas, religiosas, comunitárias e empresariais de Grajaú.

Por: Allan Potter

Produção: Laís Costa