Representantes da UFMA tomam posse na Academia Maranhense de Ciências

publicado: 01/07/2024 14h06, última modificação: 02/07/2024 10h48
Representantes da UFMA tomam posse na Academia Maranhense de Ciências

Recentemente, representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tomaram posse como membros colaboradores e juvenis da Academia Maranhense de Ciências (AMC). No total, foram empossados 23 pessoas, sendo 8 da UFMA, incluindo o vice-reitor, Leonardo Silva Soares.

Como membro colaborador, tomaram posse: Lorena Carvalho Martiniano; Janyeid Karla Castro Sousa; Leonardo Silva Soares; Wendell Ferreira de La Salles e Antônio José da Silva.

Três discentes foram empossados como membros juvenis: Juliana da Silva Ribeiro, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT); Emanuel Lucas de Moura Magalhães, do curso de Economia, e Gabriel Nojosa de Oliveira, egresso do curso de Biblioteconomia.

Juliana Ribeiro, discente do 6º período de BICT, explica como aconteceu o convite para participar da AMC: “Eu e meus sócios, que também foram empossados, fomos conversar com o presidente da Academia para apresentarmos nossa proposta, e, durante a conversa, ele gostou muito da iniciativa e logo acabamos por receber o convite para tomar posse”.

Com o objetivo de agregar inovação à AMC, Juliana explicou sobre a proposta apresentada: “Nossa proposta é que pudéssemos desenvolver, dentro da academia, projetos que atraíssem startups para dentro da instituição, que pudesse juntar esse ecossistema de inovação, extensão, pesquisa e educação, buscando sempre evoluir de maneira positiva para que possamos colher bons frutos”.

Representantes da UFMA tomam posse na AMC

Membros Colaboradores

São pessoas que tenham prestado relevantes serviços na área das ciências do Maranhão e desejam contribuir com a AMC em suas atividades; ou profissionais e membros da academia (universidade, faculdade, escolas superiores, institutos de pesquisa e etc.) do Brasil ou exterior que queiram colaborar voluntariamente com as atividades da AMC, sem caráter remuneratório.

Membros Juvenis

São jovens de até 25 anos de idade (estudantes, acadêmicos), que serão aceitos pela AMC mediante terem suas propostas patrocinadas ou subscritas por pelos menos um Membro Efetivo.

Sobre a Academia Maranhense de Ciências

A Academia Maranhense de Ciências foi criada em 2008, com a finalidade de desenvolver as ciências básicas e experimentais, as ciências das tecnologias e da inovação, além do intercâmbio com centro e institutos de atividades científicas, acadêmicas ou profissionais do Brasil e do exterior. Atualmente, a AMC dispõe de nove classes de membros, divididas entre efetivos, eméritos, colaboradores, estrangeiros, beneméritos, juvenis, jovens cientistas, patrocinadores e contribuintes. Atualmente, possui 51 cadeiras e é presidida pelo prof. Henrique Mariano Costa do Amaral.

Por: Karina Soares

Produção: Sarah Dantas