Representante do MCTI visita o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário

publicado: 07/03/2023 16h52, última modificação: 08/03/2023 11h26
Representante do MCTI visita o Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário.jpg

Nesta terça-feira, 7, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor Natalino Salgado Filho, recebeu o assessor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Rubens Diniz, que estava representando a ministra Luciana Santos. Durante sua visita ao Centro de Lançamento de Alcântara, Diniz foi convidado pelo reitor para conhecer o Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário, instalação vinculada à reitoria da Universidade.

“É uma satisfação para nós visitar a Universidade Federal do Maranhão, em nome do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Consideramos a descentralização das estruturas de pesquisa do país e a popularização da ciência como prioridades”, afirma Diniz. A ciência precisa ser política de Estado, de recursos e investimentos. "Queremos aqui, em nome da ministra Luciana Santos, assumir o compromisso de trabalhar para a finalização dessa importante estrutura de conversão científica do Nordeste Brasileiro e para o Estado do Maranhão”, completou.

O reitor Natalino Salgado enfatizou a importância do planetário para o incentivo à ciência no estado. “ Sem dúvida alguma, o Espaço da Ciência e do Firmamento possui grande relevância para a popularização da ciência, sobretudo, para os jovens do ensino fundamental e médio da capital e também do interior. É um esforço que a Universidade vem fazendo, em sintonia com as políticas públicas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Tenho certeza que seremos grandes parceiros e vamos, neste ano, inaugurar essa importante obra”, pontuou.

Visita do assessor do MCTI, Rubens Diniz, ao Espaço da Ciências e do Firmamento - Planetário - 7-3-2023

Saiba +

O Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário tem o objetivo de promover a divulgação científica por meio de palestras e demonstrações de experimentos científicos, buscando incentivar o interesse pela ciência nos visitantes. No Planetário, também está presente o Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, um espaço interativo de Ciências e ensino de astronomia composto por telescópios profissionais, sala de vídeo e uma unidade móvel do planetário, que percorre todo o estado aproximando a ciência da comunidade.

Por: Orlando Ezon

Fotos: Sansão Hortegal