Reportagem do programa Rádio Opinião destaca a X Jornada Internacional de Políticas Públicas da UFMA, com o tema “Trabalho alienado, destruição da natureza e crise de hegemonia: consciência de classe e lutas sociais na superação da barbárie”

publicado: 26/07/2021 19h35, última modificação: 26/07/2021 23h01

A X Jornada Internacional de Políticas Públicas da UFMA (Joinpp), com a temática “Trabalho alienado, destruição da natureza e crise de hegemonia: consciência de classe e lutas sociais na superação da barbárie” foi destaque de uma das edições do programa da Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9. A reportagem contou com a participação do professor Thiago Pereira Lima, do curso de Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Câmpus São Bernardo, integrante da Comissão Científica da X Joinpp. O evento ocorrerá de 16 a 19 de novembro, via internet.

A jornada é um evento importantíssimo, não só no âmbito da nossa cidade e da UFMA, mas também está inserido no calendário internacional de eventos científicos acadêmicos. É um espaço que agrega pesquisadores, professores, estudantes, movimentos sociais e que tem por objetivo fazer uma discussão critica sobre políticas públicas na contemporaneidade”, comentou Pereira ao Rádio Opinião sobre a importância do projeto.

O docente também mencionou que, com esse tema, a proposta é discutir as questões relacionadas ao mundo do trabalho, a dimensão do trabalho como fundamental para a sociedade e pensar sobre a perspectiva do trabalho alienado. “É pensar que essa alienação do trabalho se manifesta em várias dimensões da nossa vida, por exemplo: a alienação vai se manifestar quando ocorre a separação do trabalhador e da trabalhadora do trabalho? Outro ponto dessa manifestação: o trabalhador não se reconhece nesse processo de produção. Outro aspecto que é fundamental dentro dessa discussão sobre o trabalho alienado é que o trabalhador não se reconhece como humano”, analisou.

Para mais informações acesse o site do evento.

Confira a reportagem completa

Por: Lani Sousa