Reportagem do programa Rádio Ciência destaca jovem cientista que identificou pela primeira vez a ocorrência de ingestão de microplásticos por ostras no Maranhão

publicado: 12/03/2021 12h47, última modificação: 12/03/2021 13h47

Uma pesquisa desenvolvida pela estudante Scarlleth Patrícia Salomão da Silva, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Câmpus Itapecuru-Mirim, é destaque de uma das edições do programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9. A reportagem destacou que a aluna, em sua pesquisa, constatou, pela primeira vez, um caso de ingestão de microplástico por ostra nativa no Maranhão. O estudo, desenvolvido entre 2018 e 2019, surgiu com o objetivo principal de analisar o conteúdo estomacal da ostra e identificar se ela poderia estar se alimentando de espécies de fitoplâncton potencialmente tóxicas.

A estudante, que conquistou o 3° lugar no Prêmio Fapema 2019, na categoria pesquisador júnior, relatou que o trabalho inicial teve que ser redirecionado. “No decorrer da pesquisa, foi identificado que existia a presença de microplásticos no conteúdo estomacal da ostra, isso fez com que nós redirecionássemos a pesquisa para a contabilização dos microplásticos presentes”, comentou. O estudo identificou microplásticos em 100% das ostras analisadas, sendo contabilizados 392 itens de microplástico em 75 ostras.

Além disso, a pesquisadora menciona os impactos nocivos do consumo das ostras no corpo humano. “É uma questão que ainda não é muito clara, pois não sabemos o prejuízo que a ingestão pode fazer a longo prazo à saúde, mas, em alguns organismos já estudados, é comprovado que os principais impactos são alterações fisiológicas, devido a ingestão desse microplástico, como também a obstrução do sistema digestivo, porque as partículas não são digeridas, o que acaba influenciando no crescimento e também no ciclo reprodutivo desse organismo”, relatou Scarlleth Patrícia.

Confira a reportagem completa no site da Rádio Universidade

Por: Talita Farias