Reportagem do Programa Rádio Ciência destaca atividades de apoio à saúde mental desenvolvidas pela Liga Acadêmica do curso de Enfermagem do Câmpus de Imperatriz

publicado: 09/09/2021 13h08, última modificação: 09/09/2021 19h45

As atividades de apoio à saúde mental desenvolvidas pela Liga Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Imperatriz, foram destaque de uma das edições do programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9. A reportagem mostrou que o objetivo das atividades é trabalhar a aplicabilidade dos projetos de ensino, pesquisa e extensão dos estudantes na própria comunidade acadêmica.

A estudante e fundadora da Liga de Atenção à Saúde Mental (Lasam), Gabriela Araújo, explica que a ideia também é complementar projetos de saúde fisiológica já realizados no Departamento de Saúde da Universidade. “A ideia de criar uma liga de atenção à saúde mental partiu da necessidade de implementar, tanto no âmbito social como no acadêmico, o debate de como desenvolver a saúde mental e por que ela é tão importante. Já havia no câmpus muitas ligas e projetos voltados às discussões somente sobre a saúde fisiológica, e a Lasam foi essencial para somar discussões fundamentais sobre como os indivíduos podem desenvolver uma relação harmônica do corpo e da mente e assim estabelecer um estado de saúde integral”, esclareceu.

A estudante acrescentou que a Liga promove capacitações e debates por meio de workshops, congressos e práticas integrativas. “O principal objetivo da Lasam, além de atuar na pesquisa e no ensino, é promover debates e capacitações em saúde mental por meio de projetos de extensão e se tornar um centro de apoio, de ações educativas e de compartilhamento de conhecimentos em meio ao ambiente universitário que ultrapassem os muros da instituição e colaborem, junto com a comunidade, com a assistência integral e humanizada”, destacou.

Acompanhe a reportagem na íntegra pelo portal da Rádio Universidade FM.

Saiba mais

A Lasam é uma liga acadêmica com foco em saúde mental. É uma entidade sem fins lucrativos, não religiosa e de duração indeterminada, associada à coordenação do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Imperatriz.

A Liga proporciona a aplicabilidade dos projetos no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão pelos próprios acadêmicos, permitindo que desenvolvam senso crítico, participem de ações desenvolvidas pela Liga e ampliem o vínculo entre a Universidade e a comunidade. Além disso, a Lasam é uma oportunidade para os estudantes terem contato com situações, profissionais da área e métodos de atendimento que auxiliam na formação acadêmica.

Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas, acesse o Instagram @lasam.ufma ou entre em contato pelo e-mail lasam.ufma@hotmail.com.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque