Relações públicas em nível internacional e os desafios da comunicação intercultural foram temas de live do Grupo de Pesquisa C3PR

publicado: 31/03/2021 13h00, última modificação: 31/03/2021 16h01

Foi realizada, ontem, 30, pelo Youtube, a discussão da temática “Relações Públicas em nível internacional: desafios da comunicação intercultural”. O encontro faz parte do ciclo de estudos — temporada 2021 — do grupo de pesquisa “Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes” (C3PR), do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (DCS).

O evento contou com a participação da coordenadora do grupo, a professora de Relações Públicas da UFMA Luiziane Saraiva; do relações públicas Sérgio Giácomo, que fez uma abordagem sobre a prática da profissão em contextos globais e interculturais; da estudante de Relações Públicas Jasmyne Calixto; e da comunidade acadêmica em geral.

Durante o debate, o palestrante Sérgio Giácomo informou que a palavra comunicação tem a mesma raiz da palavra comunhão. “Quando pensamos em relações públicas, muitas vezes pensamos no fato de emitir uma mensagem a um grupo, mas esquecemos que a comunicação só existe quando ela se encaixa nesse inter da comunicação, nessa comunhão, pois, se o receptor não compreende a mensagem, não houve comunicação”, relatou.

Sérgio também mencionou que é o contexto do local de trabalho que cria as oportunidades e os diferenciais do profissional de relações públicas. “Na comunicação, a primeira coisa que se precisa ter é a curiosidade: para tentar entender o ponto de vista do outro, de se questionar e de não colocar nada como sendo uma verdade absoluta ou algo compartilhado por todos. Esse é um esforço que precisamos fazer, pois abre oportunidades para essas vivências”, declarou.

Confira a live completa:

Por: Talita Farias