Reitor visita o prédio que receberá a biblioteca setorial dos cursos de Turismo e Hotelaria

publicado: 27/02/2023 11h52, última modificação: 27/02/2023 14h53

Na sexta-feira, 24, o reitor Natalino Salgado realizou uma visita técnica ao espaço que abrigará a biblioteca setorial dos cursos de Turismo e Hotelaria, no Complexo Fábrica Santa Amélia, no Centro de São Luís. A visita tinha por objetivo conhecer e entender quais são as pendências atuais do prédio, tais como a sua infraestrutura e o acervo dos livros.

O reitor relembrou as reformas e restaurações executadas no Complexo – composto por seis prédios – para abrigar os cursos de Turismo e Hotelaria, favorecendo maior aproximação dos discentes e docentes com um dos principais pontos turísticos da capital, o Centro Histórico. “A Biblioteca Setorial, que será inaugurada no dia 18 de abril, além de ser um local de leitura, também será utilizada como um ambiente para estudos e pesquisas, e isso é o básico para a formação dos alunos de qualquer curso”, disse.

Além do reitor, também estiveram presentes o pró-reitor de Ensino (Proen), Romildo Sampaio; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho; o superintendente de Comunicação e Eventos (SCE), Antônio Fernando Oliveira; o superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Wener Santos; o chefe de Departamento de Turismo e Hotelaria, Jonilson Correia; a diretora da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), Cenidalva Miranda; e o assessor de Representação Institucional, Arkley Bandeira.

O pró-reitor de Ensino afirmou que a atual gestão tem preocupação em proporcionar aos estudantes da UFMA as condições necessárias, do ponto de vista acadêmico, para que eles possam desenvolver o seu projeto pedagógico da melhor forma possível. “Nós sabemos a importância da Biblioteca, por isso eu creio que, quando ela estiver em funcionamento, os discentes terão graduação ainda mais completa”, relatou.

Cenidalva Miranda afirmou que os livros já foram adquiridos, alguns enviados do Câmpus Bacanga e outros por meio de doações de outros cursos, e que estão todos passando por tratamento. “Estamos aqui porque a abertura de uma biblioteca é mais uma etapa para que comunidade acadêmica fique mais realizada, pois a biblioteca é o 'cérebro' de uma instituição pública”, enunciou.

Saiba mais

Construída no século XIX, a Fábrica Santa Amélia foi importante para o desenvolvimento econômico da cidade de São Luís. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1º de julho de 1987. Na sua restauração, foram mantidas as características históricas originais dos prédios, como as telhas francesas, azulejos portugueses, estruturas metálicas inglesas e a escada helicoidal escocesa.

O Complexo é formado por seis prédios, sendo um central para abrigar as unidades acadêmicas; um hotel-escola; um auditório com capacidade para 360 lugares, equipado com cabine de tradução simultânea; a Labotur, empresa júnior de Turismo; e vários laboratórios.

Confira as fotos da visita:

Visita ao espaço da Biblioteca da Fábrica Santa Amélia, que será inaugurada em abril - 24-02-2023

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro