Notícias

Reitor visita laboratório de Geologia, inaugura sala de videoconferência e participa de simpósio em Grajaú

publicado: 30/03/2023 01h55, última modificação: 30/03/2023 13h59
Reitor visita laboratório de Geologia, inaugura sala de videoconferência e participa de simpósio em Grajaú.jpg

O reitor Natalino Salgado visitou, nessa quarta-feira, 29, a obra dos Laboratórios de Geologia do Centro de Ciências de Grajaú (CCGr). O equipamento servirá de apoio às atividades de ensino e pesquisa do curso de Engenharia Geológica, o primeiro do Maranhão.

Segundo o diretor do CCGr, professor Aluísio Fernandes, o curso já está em uma fase avançada de implantação do seu projeto. “As obras para a construção dos dois laboratórios do curso e aquisição dos materiais também já estão adiantadas. A ideia é que, até o fim do ano, o curso já esteja implementado e, em 2024, já tenhamos vaga para a primeira turma”, disse.

Completando o que o professor Aluísio falou, o reitor Natalino lembrou que, para esse curso, já tomaram posse dois professores e mais um ainda deverá ser empossado, em meados de junho. “Nosso objetivo é que, até 2024, iniciaremos o curso de Geologia, que será mais um curso aqui no Câmpus de Grajaú. Atualmente, só dispomos dos cursos de Licenciaturas em Ciências Humanas – Geografia e Ciências Naturais - Química”, afirmou o reitor.

Visita às obras dos Laboratórios de Geologia, câmpus de Grajaú - 29-03-2023

Ele também dialogou com docentes e técnicos durante o Simpósio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e Superintendência de Tecnologia da Informação (STI),  no qual foram apresentados os avanços da UFMA.

O evento ocorreu em duas etapas. Uma pela manhã, com as apresentações da pró-reitora de extensão e cultura, professora Zefinha Bentivi, do pró-reitor de assistência estudantil, professor Leonardo Soares, e do pró-reitor da Ageufma, professor Fernando Carvalho. A outra ocorreu à tarde com o Diretor de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos, professor Danilo Lopes, com a diretora de pós-graduação, professora Flávia Nascimento, e com o superintendente de tecnologia da informação, Anilton Maia.

Nas exposições, eles apontaram dados que mostram quanto a Universidade cresceu, inovou, modernizou e se aproximou ainda mais da comunidade externa. A Proec, por exemplo, representada pela pró-reitora Zefinha Bentivi e pelo diretor da Universidade da Terceira Idade (Uniti), Marcos Moura, apresentaram a evolução da extensão e cultura, destacando a criação do módulo de Extensão no SIGAA, que garantiu a desburocratização e a acessibilidade a todos, a incorporação da Uniti à estrutura organizacional da UFMA, a participação dos técnicos no edital de bolsas de extensão, entre outras ações.

Apresentação Proec no simpósio de Grajaú

O pró-reitor Leonardo mostrou aos professores e técnicos que já existem editais abertos, e com 20 dias de antecedência, para que o estudante tenha mais tempo para ler o edital com atenção, a fim de que ele possa verificar toda a documentação necessária e não faltar nenhum documento. Ele orientou, ainda, ao professores e técnicos que repassassem aos estudantes o caminho para aderir e preencher o cadastro único, aceitar as condições de participação, informar o turno disponível para desenvolver as suas atividades, solicitar as bolsas de auxílio – que podem ser foco acadêmico, aprimoramento acadêmico, atleta, permanência MEC, moradia e creche –, e selecionar a bolsa ou o auxílio ­– que pode ser evento cultural, científico e esportivo, alimentação e emergencial.

Apresentação Proaes no simpósio de Grajaú

Logo em seguida, o pró-reitor Fernando Carvalho falou de pontos essenciais para uma vida acadêmica universitária, como a pesquisa e inovação tecnológica, a internacionalização e o empreendedorismo. Em cada um desses eixos, o professor trouxe dados que comprovassem a expansão da Universidade em pesquisa e pós-graduação, a exemplo dos projetos de pesquisa que passaram de 62, em 2012, para 268, e grupos de pesquisas que saíram de 157, em 2012, para 480, em 2022.

Apresentação Ageufma no simpósio de Grajaú

As palestras da manhã podem ser vistas no Canal Institucional da UFMA, no YouTube

Já no período da tarde, o professor Danilo Lopes falou dos avanços da UFMA na inovação. Ele pontuou as principais ações, como a elaboração e atualização de normas; articulação com entidades públicas e privadas; prospecção das competências, laboratórios e equipamentos para a prestação de serviços especializados; plataformas “Conheça a UFMA” ­­– que será lançada agora em abril –, Alumni e Banco de Ideias; auxílio nos instrumentos jurídicos; informativos de editais nacionais e internacionais de fomento e financiamento. O professor Danilo também falou da elaboração e atualização de normas.

Apresentação Ageufma - Danilo no simpósio de Grajaú

A professora Flávia Nascimento abordou a pós-graduação da UFMA nos últimos dez anos. Ela apresentou gráficos que mostravam a avaliação quadrienal, o número de programa de pós-graduação por nota. Anteriormente, a UFMA possuía 11 programas com conceito A, atualmente, são 2, tinha 19 com nota 3, e agora tem 22, já com o conceito 4, era 7 programas, agora são 13, – o que possibilita para esses cursos submeter propostas para programas de doutorado –, 2 cursos tinham nota 5, e agora têm 4, e, somente 1 curso da UFMA possui nota 6, que é o Políticas Públicas.

Apresentação Ageufma - Flávia no simpósio de Grajaú

O superintendente Anilton Maia, aproveitou a oportunidade para apresentar uma Universidade Digital e quanto o reitor Natalino Salgado tem investido em tecnologia. Ele enfatizou que foi realizada a modernização do datacenter da Universidade para sustentar os SIGS e a Educação a Distância e sustentação de serviços em cloud (nuvem), modernização da conectividade do câmpus de Grajaú (Fibra Óptica, Projetos, Access Point e telefonia VoiP), e melhorias nos pontos lógicos, no cabeamento, na rede UFMA, e nos serviços de videoconferência.

Apresentação STI no simpósio de Grajaú

Para finalizar o seminário, a professora Daniely Gaspar, do curso de Ciências Naturais – Química, do câmpus Grajaú, apresentou o projeto “Astronomia no Sertão”, que visa popularizar a ciência por meio da astronomia. A ideia é levar o conhecimento para a população do município, especialmente, para as comunidades da zona rural, como as indígenas e as quilombolas.

O projeto de extensão surgiu quando a professora assumiu a disciplina optativa “Introdução à Astronomia”. Durante as aulas, foram construídos alguns experimentos de astronomia e realizada a observação de astros com o telescópio Celestron, que, até aquele momento, não era utilizado. No fim da disciplina, Daniely realizou a I Noite de Astronomia do câmpus de Grajaú, evento aberto, realizado na Universidade e aberto à população grajauense. Foi a partir da primeira noite que a professora decidiu repetir a experiência em outras localidades da cidade.

Em parceria com o câmpus local do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o projeto funciona da seguinte maneira: primeiro, há uma visita à comunidade para verificar as condições necessárias; depois, o evento é realizado. Estudantes da UFMA e do IFMA apresentam às pessoas do povoado experimentos como o telescópio Celestron, o relógio de Sol, o pêndulo de Foucault, a simulação de eclipse, binóculos, laser verde, entre outros.

Segundo ela, além de despertar o interesse pela ciência, o projeto tem por objetivo divulgar o trabalho que a Universidade vem realizando em prol do município.

 Apresentação Daniely no simpósio de Grajaú

O diretor do CCGr, professor Aluísio Fernandes, destaca que esse encontro com o reitor, os pró-reitores e o superintendente de T.I é uma oportunidade para que os professores, técnicos e alunos do câmpus possam dialogar com a gestão superior e conhecer um pouco mais o que a Universidade tem produzido. 

O reitor Natalino Salgado lembrou que a pandemia impediu uma aproximação maior com os câmpus do continente, por isso a realização desse simpósio, que tem a participação de vários pró-reitores, é uma forma de apresentar o que a Universidade fez e está fazendo. “Embora já seja amplamente divulgado, precisamos ter esse debate e essa interação com os docentes e discentes, com nossos técnicos e, sobretudo, ouvir quais são as dificuldades e proposições, porque esse é um debate construtivo. É dessa maneira que estamos construindo a Universidade: ouvindo e debatendo. A avaliação do simpósio é muito produtiva, e estamos aqui para o fortalecimento da área acadêmica.”

As palestras da tarde podem ser vistas no Canal Institucional da UFMA, no YouTube

O professor Luís de Andrade, recém-aprovado na UFMA para o curso de Engenharia Geológica, inédito no Maranhão, avalia o evento de forma bastante positiva. “Tudo que foi mostrado durante esse simpósio é bastante significativo para eu conhecer o excelente trabalho que foi feito na gestão do professor Natalino Salgado, com toda essa facilitação para implantação de projetos de pesquisa e progressão na carreira de docente na UFMA”, disse.

Sobre a implantação do novo curso, o docente explica que é bastante importante, porque o Maranhão, entre os estados do Nordeste, é um dos poucos que não têm o curso de Geologia ou Engenharia Geológica. “É um estado que está quase 100% dentro da Bacia Sedimentar do Parnaíba, então nós temos, aqui mesmo em Grajaú, várias mineradoras de gesso, o Campo de Gaviões é uma potência de gás, a Eneva está aqui explorando o gás no Campo de Gaviões, a Bacia do Parnaíba é considerada pela ANP uma bacia de ponta de exploração de gás, então esse curso chega para suprir essa necessidade”, detalha.

Simpósio da Ageufma, Proec, Proaes e STI, em Grajaú - 29-03-2023

Inauguração

O reitor Natalino Salgado inaugurou, ainda no dia 29, a Sala de Videoconferência do Centro de Ciências de Grajaú, um espaço que será utilizado para reuniões on-line, defesas de TCC, Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado de forma remota, participação em eventos virtuais, entre outras atividades. A sala possui um equipamento de alta tecnologia, com som 3D, e imagem teleguiada sob comando da voz, ou seja, a imagem é direcionada automaticamente para quem estiver falando no momento. O aparelho fica interligado a um computador e a uma TV de 75 polegadas.

De acordo com o diretor do CCGR, professor Aluísio Fernandes, a inauguração da sala de videoconferência tem uma grande importância e vai proporcionar as videoconferências tanto com os professores da Universidade quanto das bancas de mestrado e doutorado. “A sala também servirá para a nossa especialização de Gestão e Educação Ambiental, que está ocorrendo 100% remota. Todas as defesas dessa especialização já poderão ser realizadas nessa sala”, explica.

Inauguração da Sala de Videconferência de Grajaú - 29-03-2023

Por: Sansão Hortegal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: