Reitor recebe representantes da Atlética Matraca, do curso de Medicina

publicado: 27/04/2022 13h16, última modificação: 27/04/2022 15h17

No dia 12 deste mês, o reitor Natalino Salgado Filho recebeu representantes da Associação Atlética Acadêmica de Medicina – Matraca. A entidade é uma organização civil sem fins lucrativos que representa os alunos matriculados e ex-alunos de Medicina da Universidade, fundada em 2012 por acadêmicos e que tem como símbolo o caranguejo chama-maré, animal típico da fauna ludovicense.

A matraca tem como cores o vermelho, o amarelo e o verde, em referência às cores do reggae, outra marca da capital maranhense. Completando dez anos de fundação em 2022, a Matraca hoje é reconhecida como uma das maiores atléticas da região Norte e Nordeste, além de uma das mais respeitadas do Brasil, segundo os próprios representantes.

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e cultural no ambiente acadêmico, a Atlética Matraca iniciou suas atividades organizando pequenas competições esportivas entre as turmas de Medicina da UFMA, levando alguns instrumentos de percussão para animar os jogos.

Atualmente, a Bateria Matraca conta com dezenas de integrantes, que tocam os mais variados ritmos, entre maracatu, axé, samba, funk, reggae, boi de matraca, boi de zabumba, entre outros.

No rol de eventos esportivos universitários organizados pela atlética e com participação de representantes dela, estão a Intramed, o Intermed Norte, o Intermed Nordeste, os Jogos Universitários e a Olimpíada da UFMA, entre outras competições.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque