Reitor recebe coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em visita ao Espaço da Ciência e do Firmamento

publicado: 20/10/2022 12h50, última modificação: 21/10/2022 11h14

No dia 19 deste mês, o reitor Natalino Salgado recebeu, no Espaço da Ciência e do Firmamento, a visita do coordenador geral de Promoção do Ensino da Ciência do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Roberto Freitas. Na ocasião, Freitas fez uma visita ao Centro e às obras do Planetário, além de, junto ao reitor, realizarem uma acolhida aos estudantes da Escola Pão da Vida, que também realizavam visita no dia.

Responsável por criar, coordenar e acompanhar as estratégias educacionais na área, o coordenador, em articulação com demais ministérios, secretarias estaduais e municipais e outros órgãos públicos, promove a implementação de políticas públicas voltadas à promoção, difusão e popularização da ciência, em sua própria explanação de sua pasta.

“Um ponto que traz muita felicidade são as obras do Planetário. Segundo informações, este é um dos mais tecnológicos do mundo, e está aqui no Maranhão. O Ministério tem participação nisso, e estamos levando essa nova demanda para o nosso ministro da Ciência e Tecnologia para que possamos ajudar de forma direta na complementação e finalização desse Planetário, que certamente será um marco para o estado”, comentou o coordenador.

A visita de roberto Freitas também coincide com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e colabora com a articulação de recursos para a finalização e inauguração do espaço, como explicou o reitor Natalino Salgado: “Estamos entrando numa fase de complementação da estrutura do Planetário, para colocar em funcionamento equipamentos modernos que adquirimos desde 2014, mas que acabaram ficando parados na gestão passada e agora estamos retomando”, declarou.

O professor Antônio Oliveira, coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento, também falou a respeito da visita. “Estamos aqui, no final do ano, fazendo uma prestação de contas do que foi cedido para a Universidade e que até o momento está em pleno funcionamento ou em pleno acabamento em termos de obra. Fizemos um cálculo a respeito do que já foi feito e falta praticamente 1%”, afirmou.

Oliveira também falou sobre a importância do Espaço da Ciência e do Firmamento, que é incluído no tour da cidade de São Luís. No último ano, o espaço já recebeu, de forma presencial, mais de cinco mil pessoas presencialmente e, de forma remota, mais de 100 mil.

Visita do MCTI ao Planetário UFMA – 19-10-2022

Por: Juan Terra