Reitor realiza visitas técnicas aos câmpus de Balsas e Grajaú

publicado: 22/07/2022 20h17, última modificação: 22/07/2022 23h35

Entre os dias 20 e 21 deste mês, os câmpus de Balsas e de Grajaú receberam visitas técnicas do reitor Natalino Salgado; do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; do pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; e do superintendente de Infraestrutura, Wener Santos, que observaram a estrutura nos locais, dialogaram com os professores sobre suas demandas e também ouviram sobre questões relacionadas aos estudantes dos cursos de graduação.

Para a diretora do Centro de Ciências de Balsas, Gisélia Brito, a reunião é uma conquista para o Câmpus, após a mudança dos cursos de um prédio no centro da cidade – que está localizada a 804 km da capital maranhense – para a sede atual em fevereiro de 2020, tendo, em sequência, toda a pandemia e seus desdobramentos. “Depois de mudarmos para a sede não tínhamos tido essa visita do reitor, que traz uma certeza de que estamos no caminho certo, de que podemos melhorar. Essa visita é especial, marca um novo tempo de retorno das atividades presenciais”, declarou.

Por sua vez, o reitor enalteceu a integração do Câmpus de Balsas com a gestão superior nas ações de continuidade das atividades durante o isolamento social e no período atual. “Quero dizer que estou feliz de estar aqui em Balsas, a decisão de eleger a professora Gisélia foi acertada, é bem-articulada com a gestão. Hoje tudo é decidido em tempo real, isso fazia parte da nossa proposta desta minha nova gestão, com trabalho articulado, integrado, pujante, que mostra que, sim, é possível sonhar”, afirmou.

Hoje, o câmpus, que conta atualmente com três prédios – para atividades administrativas, pedagógicas e de laboratório, respectivamente – tem condições de receber bem as atividades dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e seus respectivos bacharelados ligados a este, em Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, na visão da diretora.

Visita ao Câmpus de Balsas - 20-07-2022

“Temos uma estrutura boa, que nos comporta, com a expectativa de que tenhamos outros novos espaços, mas hoje podemos dizer que somos atendidos. Temos que expandir nossas parcerias, já estabelecemos muitas parcerias com empresas, mas precisamos expandi-las, há muitas empresas do agro, multinacionais, da construção civil que querem parceria conosco e que podem contribuir muito no estágio, na pesquisa e até mesmo na extensão”, completou.

Ela também elogiou a comitiva que esteve presente no câmpus: “Nós temos um setor de assistência estudantil, e essa visita do pró-reitor Leonardo Soares nos fortalece nesse sentido, pois atende ao aluno que quer permanecer na Universidade, e, às vezes, não tem como. O vice-reitor tem dado muita visibilidade aos câmpus do continente, e é um apoio constante para nós junto à gestão superior. Mesma coisa digo do Wener, que tem nos ajudado muito na questão de reformas, organização do espaço de manutenção predial. São visitas que muito nos animam na caminhada”.

Visita em Grajaú

Em Grajaú, a 545 km de São Luís, o reitor teve um diálogo profícuo com professores e alunos do câmpus, que expuseram suas satisfações com recentes conquistas e também os desafios que precisam ser observados, tal o cuidado com a saúde mental dos estudantes em meio à pandemia e à volta às atividades presenciais, preocupação também abordada por alunos e docentes em Balsas.

No câmpus, o reitor falou sobre os avanços feitos durante o isolamento social, destacando, que a UFMA, assim como apenas oito outras universidades do país, não teve grandes atrasos no calendário acadêmico, ressaltando que a Uiversidade agora se prepara para o início do semestre 2022.2. Também falou sobre os avanços feitos com a aprovação do teletrabalho e a renovação exclusiva do Programa Alunos Conectados.

Para Aluísio José Fernandes Júnior, diretor do Câmpus de Grajaú, a importância da visita do reitor é na expectativa também de trazer ainda mais melhorias ao câmpus e para que o reitor veja também a boa estrutura do Câmpus Grajaú. “Temos estrutura muito boa, bem-conservada e este momento também serve para o professor Natalino ver todos os projetos que nós temos aqui no câmpus”, pontuou.

O diretor também falou sobre o esforço na divulgação das ações que são desenvolvidas pela equipe do câmpus e também as iniciativas voltadas para a cidade. “Temos trabalhado intensamente em divulgar as pesquisas, os novos laboratórios que temos montado para atender à demanda das pesquisas dos professores e utilização em prol da comunidade de Grajaú, por exemplo, em que fizemos junto com os docentes e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente na análise da água para balneabilidade de alguns pontos turísticos, então a Universidade está sempre aberta aos municípios”, destacou.

Visita ao Câmpus de Grajaú - 22-07-2022

Por: Luciano Santos