publicado: 11/05/2022 15h05, última modificação: 11/05/2022 21h54
Reitor participa de reunião na Agência Espacial Brasileira e apresenta o Programa Casa Escola.jpeg

O reitor Natalino Salgado esteve em Brasília nesta terça-feira, 10, acompanhado da coordenadora da Base Institucional de Alcântara, Mikele Sant'Anna, para apresentar o Programa Casa Escola, uma iniciativa da UFMA que objetiva implantar, na cidade de Alcântara, um escritório de projetos sociais, espaço para o público infantil e conjunto de ações para qualificação e capacitação de recursos humanos.

A reunião contou com a presença do diretor de governança do Setor Espacial, Cristiano Augusto Trein, da diretora substituta de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Lúcia Helena Freitas, e da equipe da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Inicialmente, ficou acertado que haverá um grupo de trabalho para captar recursos para executar as ações do programa, vinculado à Base Institucional de Alcântara, equipamento instalado no município pela Universidade em 2021, que agrega pesquisas científicas e tecnológicas, além de projetos desenvolvidos no âmbito do Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico (NICTA-UFMA).

A UFMA, o Centro de Espacial de Alcântara (CEA) e as diversas organizações governamentais e empresariais têm estreitado laços e parcerias conjuntas para o progresso do CEA, por meio de reuniões da Comissão que executa o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA).

Por: Sansão Hortegal