Reitor Natalino Salgado participa de reunião da Prefeitura que inicia trabalho de criação da Casa das Nações para resgatar história de São Luís

publicado: 25/06/2021 19h51, última modificação: 25/06/2021 22h31

As comunidades de outros países em São Luís possuem bastante importância para a variedade cultural, religiosa e gastronômica que existe na cidade. Pensando nisso, na riqueza que elas proporcionam à capital maranhense, a Prefeitura realizou uma reunião entre a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e convidou também a Universidade Federal do Maranhão, representada pelo reitor Natalino Salgado, para dialogar sobre a criação da Casa das Nações. O objetivo do projeto é resgatar a história ludovicense e valorizar as comunidades de outros países que já vivem por aqui há décadas. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 25, via Google Meet.

“Nós sabemos que São Luís possui uma variedade muito grande de comunidades, como a alemã, a japonesa e de vários países da África. Com a criação da Casa das Nações, poderemos reunir em um espaço diversas informações sobre a história local e como essas pessoas chegaram aqui. Esse resgate é importante para entendermos quem somos”, explicou Sabrina Martins, secretária adjunta de Turismo, que participou da reunião.

O reitor destacou que essa ação é relevante também para a Universidade. “Temos um corpo técnico que estuda as comunidades, a história local. Será muito interessante poder contribuir nesse projeto. Podemos começar mapeando países que enviaram pessoas para São Luís, entrar em contato com essas comunidades e, posteriormente, chegar ao espaço físico para valorizar essas culturas também”, acrescentou. Também participaram da reunião o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, além de pró-reitores, diretores e docentes da UFMA.

Casa das Nações
O projeto reunirá em um espaço físico a história de São Luís voltada para comunidades que vivem aqui, mas são provenientes de outros países. Com isso, pretende-se resgatar a história local e observar como essas comunidades influenciam em diversos setores da sociedade com as suas tradições, cultura, gastronomia, religiosidade e demais aspectos também.

Por: Secretaria Municipal de Comunicação de São Luís